Adapte seu estilo de liderança à situação em questão!

Por Luiz Fernando Portella*

Não existe um estilo de liderança uniforme que funcione para todos o tempo todo. Pode ser necessário ajustar seu estilo com base nas pessoas que você gerencia, no contexto em que está liderando ou nas pressões externas em que está. Algumas situações exigem um estilo mais diretivo, enquanto outras exigem uma abordagem mais aberta. Às vezes, você precisa seguir o plano, enquanto outras vezes é melhor se adaptar rapidamente.

Para navegar nisso, desenvolva um portfólio de micro-comportamentos que você pode empregar, dependendo da situação em questão. Comece entendendo suas tendências naturais. Qual é o seu estilo de liderança padrão? Qual é a sua zona de conforto? Se você não tiver certeza, obtenha feedback de outras pessoas. Então aprenda, ajuste e pratique. O treinamento formal pode ajudar, seja por outra pessoa ou mesmo por um robô de treinamento em Inteligência Artificial.

Finalmente, trabalhe em suas habilidades de inteligência emocional e consciência contextual. Isso pode ser complicado, mas se você está se perguntando qual é o estilo certo para um determinado momento, confie nas pessoas ao seu redor para fornecer feedback. Desenvolver a destreza para se deslocar entre diferentes estilos de liderança é extremamente desafiador, mas pode ser alcançado com esforços concentrados.

Adaptado de “Every Leader Needs to Navigate These 7 Tensions“, de Jennifer Jordan, Michael Wade e Elizabeth Teracino.

_______________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo