Seja muito simpático com seus colegas agora!

Por Luiz Fernando Portella*

Quando você está sob estresse constante, nem sempre é fácil ter paciência e compreensão com seus colegas de trabalho. Mas julgar não ajuda ninguém. Como você pode encontrar – e demonstrar – empatia por seus colegas quando está emocionalmente esgotado?

Primeiro, aceite que todos estamos lidando com a crise do coronavírus de maneiras diferentes. Por exemplo, você pode achar útil prestar muita atenção às notícias, enquanto um colega prefere limitar a quantidade de informações que recebe. Além disso, seja generoso em suas interpretações de outras pessoas quando enviarem um e-mail conciso ou olhar mal-humorado em uma vídeo-chamada.

É mais do que provável que o humor deles não tenha nada a ver com você ou com o trabalho. Faça sua parte sendo honesto sobre o que você está sentindo no momento e comunicando claramente suas necessidades. E lembre-se de que seus colegas de trabalho provavelmente estão sofrendo de maneiras que você não vê ou necessariamente entende.

Não tente comparar sofrimento. Em vez disso, incline-se na compaixão, empatia e bondade.

_______________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

COMPARTILHAR