Seja transparente e tranquilizador em tempos de incerteza!

Por Luiz Fernando Portella*

Como a pandemia continua a atrapalhar os negócios, como de costume, os gerentes precisam lidar com uma incerteza esmagadora sobre o futuro. Mas mesmo quando você não tem todas as informações, você deve ser transparente com sua equipe sempre que possível.

Pense na perspectiva de seus funcionários e considere o que você gostaria de ouvir se estivesse no lugar deles. Acalme sua ansiedade o máximo que puder – e seja honesto com o que você não sabe. Você pode dizer algo como: “Gostaria de poder dizer exatamente o que vai acontecer. Estamos atualizando o mais rápido possível”. Ao mesmo tempo, não adoce más notícias.

Você pode ficar tentado a encobrir informações que não serão bem recebidas, mas que não ajudarão ninguém. Afirme as capacidades da sua equipe e use uma linguagem positiva e inspiradora para motivá-las. Reconheça que haverá tempos difíceis pela frente, mas também diga algo como: “Acredito em todas as suas habilidades – e acredito ainda mais em nossas capacidades conjuntas. Nós podemos superar isso juntos”.

_______________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo