Diretrizes para o saneamento ambiental no País é tema de novo caderno especial do Instituto de Engenharia

O Instituto de Engenharia lança o caderno especial “Diretrizes para Universalização do Saneamento no Brasil”. O estudo foi realizado pela Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia da Casa, sendo elaborado desde março de 2019 e tendo envolvido entrevistas com mais de 20 especialistas do setor.

O objetivo do estudo foi elencar as prioridades e os caminhos para a superação de deficiências nas quatro áreas-chave do saneamento, que são o abastecimento de água potável ou sanitariamente segura (desde sua captação até sua distribuição); a coleta, tratamento e destinação correta de esgotos; a coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos sólidos; e a drenagem urbana e o manejo de águas pluviais.

Este caderno vem em um momento no qual a importância deste assunto se destaca ainda mais, pois a disseminação de vírus, como o causador da Covid-19, seria minimizada com medidas de saneamento ambiental e políticas públicas voltadas à prevenção da contaminação, tais como tratamento de efluentes contaminados, distribuição de água sanitariamente segura para que a população possa se higienizar adequadamente, bem como a implantação de programas educacionais e de conscientização destas pessoas.

“O Instituto não poderia se abster à discussão sobre a necessidade de eliminar as deficiências do saneamento ambiental no País que, finalmente, se tornou foco dos governantes e políticos, e objeto de ampla cobertura da mídia. Nossa visão estabelece um horizonte de 20 anos para implantação do saneamento básico, e de 40 anos para solução das questões de drenagem, que são mais complexas”, diz Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia.

O documento “Diretrizes para Universalização do Saneamento no Brasil” faz parte de mais uma luta do Instituto de Engenharia para a busca de resoluções para questões primordiais que envolvem o desenvolvimento do Brasil e, consequentemente, a qualidade de vida da sociedade.

Assim chamamos você para ler, conhecer, discutir e apoiar este assunto, de modo que possamos –juntos– alertar e contribuir com o poder público e a iniciativa privada para universalizar o saneamento em nosso País.

Jornalcruzeiro Clique E Leia GIF by Cruzeiro do Sul - Find & Share ...