Posicionamento Instituto de Engenharia na Covid-19

Sabemos que a pandemia do Covid-19 está afetando cada um de maneira diferente, mas certamente seus reflexos terão impacto duradouro em toda nossa sociedade. Apesar do momento ser extremamente desafiador, acreditamos na resiliência do povo brasileiro e na engenharia como um meio essencial do Brasil superar esse e muitos outros desafios rumo a um futuro mais promissor para todos.

Nós do Instituto de Engenharia estamos focados em demonstrar como, em uma comunidade que engloba profissionais de engenharia de diversas áreas, podemos nos unir – independentemente da localização ou circunstância – para lidar com o que pode ser um dos desafios mais importantes de nossas vidas. Ao passar por esses tempos de incerteza, nós do Instituto de Engenharia temos um papel importante de apoiar nossos associados, cuidar de nossos colaboradores, se unir aos nossos parceiros e ajudar nossas comunidades. Estamos dedicando tempo e recursos para ajudar quem precisa e a nos ajudar, como categoria, a emergir mais fortes à frente.

Ágil adaptação, transparência e oferta de conteúdo relevante

Para apoiar os esforços do isolamento social, aconselhamos fortemente que nossas equipes e associados trabalhem de casa. À medida que nossa rotina passa a ser de trabalho e estudo em casa, nós do Instituto de Engenharia, que estávamos acostumados a realizar um evento presencial a cada três dias, nos adaptamos rapidamente para o ensino e trabalho a distância.

Apostando na transparência e no aprimoramento do conhecimento a distância, passamos a oferecer conteúdo relevante e mentoria para engenheiros de todo a Brasil. Já estávamos nos preparando e frente a esse momento desafiador antecipamos o lançamento do modelo de associação digital que vai permitir que nossa comunidade de engenheiros se expanda para todo o Brasil.

Como parte da iniciativa, o site do Instituto de Engenharia passa a disponibilizar diariamente conteúdo específico para apoiar engenheiros nesse momento do Covid-19. O nosso modelo de mentoria foi adaptado para ser realizado por meio de encontros virtuais, e estendido para o atendimento em todo o Brasil.

Promoção de debates sobre os desafios da engenharia para superar esse momento

Organizamos times de especialistas renomados e passamos a promover uma série de webinars altamente relevantes sobre os desafios desse momento e as perspectivas futuras, abrindo discussões e estudos sobre políticas públicas que podem mudar o cenário brasileiro. Nos webinars são discutidas maneiras da engenharia apoiar o país a superar seus desafios atuais e futuros.

Pessoas são o centro da razão da engenharia

Continuaremos a fazer tudo que está ao nosso alcance para proteger as pessoas, que são o centro da razão da engenharia. Por isso nesse momento da pandemia nossos esforços se voltam para contribuir com novos olhares para a infraestrutura no Brasil, no saneamento básico e no combate ao déficit habitacional, contribuindo para geração de empregos e consumo de insumos da indústria nacional.

Falta de saneamento deixa a população mais vulnerável a Covid-19

Estamos sensibilizados com esse momento em que a falta de saneamento deixa a população brasileira mais vulnerável a Covid-19. Lançamos o caderno especial “Diretrizes para Universalização do Saneamento no Brasil”. Realizado pela Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia do Instituto de Engenharia, o estudo reúne entrevistas com mais de 20 especialistas do setor e vem sendo elaborado desde março de 2019.

Entendemos que este estudo seja de suma importância para o País chegando em um momento crucial no qual a disseminação da Covid-19 seria minimizada sensivelmente com medidas de saneamento ambiental e políticas públicas voltadas à prevenção da contaminação. A falta de água tratada e de saneamento básico favorecem a rápida circulação de vírus letais em todo o mundo, segundo o relatório A World At Risk (Um mundo em risco), primeiro documento anual elaborado pelo órgão independente Global Preparedness Monitoring Board – GPMB (Conselho de Monitoramento da Preparação Global), lançado em 2018.

Os projetos de engenharia são o motor de retomada econômica e essenciais para aumentar a transparência na contratação de obras

Entendemos que cada engenheiro é um potencial multiplicador de empregos, por isso consideramos a engenharia um motor essencial da retomada econômica e da ampliação da transparência no país. Defendemos de imediato, sem aumento de riscos relacionados à pandemia, que os estudos e projetos de engenharia para implantação de empreendimentos possam ser contratados e desenvolvidos, utilizando recursos financeiros e jurídicos disponibilizados pelas medidas adotadas em função do estado de calamidade pública. Os projetos de engenharia são imprescindíveis para aumentar o bom uso do recurso público com a boa prática da engenharia, evitando desvios e até mesmo ilegalidades. Nas obras públicas deveriam ser concluídos previamente à contratação das obras, possibilitando execução segura por preços justos.

Combate à pobreza e ao déficit habitacional

Acreditamos que as engenharias possam apoiar o país em várias frentes de combate à pobreza, traçando, por exemplo, saídas para o recorde histórico de déficit habitacional, que enfrentamos atualmente, melhoria do bem-estar social, das condições de saúde e de vida da população. Além de maior produtividade e competitividade para toda cadeia produtiva nacional.

A partir desse cenário da Covid-19, fica explícito que o combate à pobreza precisa ganhar prioridade em nosso país. A começar pela falta de moradia – famílias de brasileiros que sobrevivem sem condições mínimas para uma vida saudável. Entendemos que por meio da diminuição do déficit habitacional seja possível mudar essa situação social e além disso gerar empregos e arrecadar impostos. Essa ação terá impacto em toda cadeia de suprimentos da construção que consome ampla quantidade de matéria-prima brasileira, fator que será um diferencial importante nos próximos meses.

Retribuindo com solidariedade às comunidades

Em tempos de incerteza, nós do Instituto de Engenharia temos um papel importante de dar visibilidade a todos os atos de solidariedade que surjam em nossa comunidade da engenharia. Arrecadamos com uma campanha em nosso site, junto com os associados e seguidores do Instituto de Engenharia, doações em dinheiro que foram revertidas para fabricação de 10 mil máscaras (modelo “face shield”) para o Hospital Universitário da USP (HU). Também doamos cestas básicas a comunidades carentes e instituições beneficentes do bairro de Vila Mariana em uma ação em parceria com a Horta Comunitária da Saúde e o Movimento ODS-SP.

Vamos continuar a direcionar esforços de nossa comunidade ao trabalho de combate à ameaça e aos impactos do Covid-19. Faremos isso baseados nos princípios que nos guiaram ao longo da nossa história: centrando nossos esforços para contribuir para o desenvolvimento do país e a evolução da sociedade brasileira, sempre colocando as pessoas no centro da razão da engenharia.

Agora mais do que nunca precisamos estar juntos, não só para superar esse desafio, mas para crescermos juntos, ainda mais próximos. Essa realidade nos impõe a necessidade de ações em duas frentes: combater e amenizar os efeitos da pandemia e viabilizar a retomada da economia.

Vamos superar os desafios, continuando a atualizar todos vocês, e os preparando para os novos tempos. Agradecemos sinceramente ao apoio de nossos voluntários, ao esforço de nossos comitês, e convidamos a cada engenheiro do país a fazer parte da nossa comunidade.