Capacite-se durante a quarentena: Confira cursos online gratuitos compilados pelo IE

Com muito tempo disponível em casa? Não fique parado nesta quarentena. Atualize seu currículo e se capacite com estes cursos compilados pelo Instituto de Engenharia para fazer de seu isolamento um bom proveito pessoal.

  • Universidades

A Universidade Harvard disponibilizou diversos cursos em sua plataforma digital. Todos são em inglês e gratuitos, mas caso o aluno opte por receber um certificado de conclusão, deve ser pago uma pequena taxa. Entre os diversos temas, os que se associam à Engenharia estão Introdução à Inteligência Artificial; Passado, Presente e Futuro da Vida Urbana; Estatística; Introdução à Probabilidade; Data Science; Energia, e diversos outros.

Clique aqui e confira!

Outra universidade que também é da Ivy League e que está oferece em seu site cerca de 40 gravações de aulas é a Universidade Yale. Os vídeos estão com áudio e legenda em inglês, e não disponibilizam certificados. Química, Astronomia e Engenharia Biomédica são alguns dos temas oferecidos.

Clique aqui e confira!

O Massachusetts Institute of Technology (MIT), universidade americana especialista nas áreas da Engenharia e Tecnologia, também está no rol de escolas que abriram suas portas digitais. Seguindo na linha da Yale, o MIT está oferecendo em sua plataforma aulas gravadas de diversos temas, entre eles se destacam Engenharia Civil e Ambiental, Mecânica, Ciência e Engenharia de Materiais, Arquitetura, Estudos e Planejamento Urbano, Engenharia Elétrica e entre outros. As aulas são em inglês com legendas também da mesma língua. Não são oferecidos certificados.

Clique aqui e confira!

Já em território nacional, a Universidade de São Paulo (USP), possui também sua própria plataforma de aulas e cursos gratuitos e digitais. Estão disponíveis em todas áreas de formação: Ensino médio, cultura e extensão, graduação e pós-graduação. Na área de estudo de Exatas, podem ser encontradas diversas áreas de Engenharia. A plataforma não oferece certificado.

Clique aqui e confira!

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) também está incluída em nossa lista. No site da universidade é possível escolher a área de atuação, tempo de duração do curso e se prefere cursos gratuitos ou regulares. Dentre os campos disponíveis, os relacionados à Engenharia estão os temas de Tecnologia e Ciência de Dados. Alguns cursos oferecem certificados de conclusão.

Clique aqui e confira!

A Universidade Presbiteriana Mackenzie foi outra que disponibilizou diversos cursos de pós-graduação online gratuitos nesta quarentena. No site da universidade basta se inscrever e escolher o tema de seu interesse para começar a aprender. Ciência de Dados é uma das áreas disponibilizadas.

Clique aqui e confira! 

  • Escolas

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) possui uma plataforma online com mais de 100 cursos gratuitos e com certificados. Inovação e Empreendedorismo são umas das áreas disponibilizadas no site.

Clique aqui e confira!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) também possui diversos cursos gratuitos e online em seu site, que oferecem certificado de conclusão. Dentre todos, os temas que se destacam na área da Engenharia são: BIM, Blockchain e Indústria 4.0. Há também os cursos chamados de “Competências Transversais”, em que não há o acompanhamento de tutores e professores, e as atividades propostas podem ser realizadas em seu próprio ritmo, de acordo com sua disponibilidade de tempo. Destacam-se: Consumo consciente de Energia, Educação Ambiental, Metrologia, Noções Básicas de Mecânica Automotiva e Segurança no Trabalho.

Clique aqui e confira!

Com informações de Jornal Nexo, A Gazeta e TecMundo