Inteligência artificial contra o Covid-19

Governo de SP usará IA para medir deslocamento de pessoas e avaliar efeitos de medidas no combate à pandemia

Informações serão apresentadas em um 'mapa de calor' que indica maior ou menor concentração populacional por localidade em diferentes períodos

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, firmou parceria com a operadora Vivo para usar Inteligência Artificial sobre deslocamento populacional a fim de acompanhar efeitos da quarentena no combate à pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Na primeira etapa do acordo de cooperação, a Vivo usará seus recursos de Big Data para apoiar o governo paulista na análise das informações agregadas e anonimizadas sobre deslocamento populacional, em tempo real, nas diferentes localidades do estado, que servirão de parâmetro às autoridades públicas no enfrentamento do avanço da doença.

O objetivo é que a análise estratégica dessas informações pelo Comitê Executivo de Governo e pelo Centro de Contingência do Coronavírus do Governo de São Paulo possa indicar tendências e antecipar os próximos passos da disseminação da Covid-19, bem como apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, “este é o primeiro resultado concreto do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa, Tecnologia e Inovação do Gabinete de Combate à Covid-19, que vai usar Inteligência Artificial para medir o deslocamento populacional e avaliar os efeitos de medidas como a quarentena no combate à pandemia”.

MAPA DE CALOR – As informações serão apresentadas em um modelo de ‘mapa de calor’ que indica maior ou menor concentração populacional por localidade, em diferentes períodos. Como resultado, a equipe do IPT poderá identificar locais com maior concentração de pessoas em pontos estratégicos das cidades – por exemplo, para um hospital será possível avaliar se há grande fluxo de pessoas em direção àquela localidade e sua origem (bairro, cidade etc.), podendo inferir sobrecarga de atendimentos e uma concentração de casos de Covid-19 nas regiões de origem.

O mesmo se aplica para pontos de vacinação e postos de saúde. Outra análise possível é sobre o isolamento social, entendendo o fluxo de pessoas nas principais vias da cidade e o deslocamento delas entre bairros da cidade.

As equipes técnicas do IPT são multidisciplinares e acostumadas a lidar com desafios complexos. “Temos agora a oportunidade de dar um match entre essa plataforma de inteligência artificial e a nossa experiência de atuação em desastres naturais, considerando entre eles a pandemia da Covid-19”, informa o diretor-presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes.

Nesta parceria, as informações são geradas a partir de dados disponíveis na rede móvel da operadora relacionado exclusivamente ao deslocamento de grupos de pessoas. As informações são analisadas de maneira agregada e anonimizada e nunca individualizada, sempre respeitando a privacidade dos usuários. Vale ressaltar ainda que esses dados serão acessíveis e comuns a qualquer operadora móvel do Brasil.

Fonte Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT