Conheça os candidatos à eleição parcial para o Conselho Deliberativo

A partir do dia 11 de março, estará aberta pela internet a votação para renovação de 15 membros do Conselho Deliberativo do IE. Só poderão votar os associados titulares ao Instituto de Engenharia há pelo menos dois anos e que estejam em dia com as contribuições associativas, conforme Art. 15, inciso II do Estatuto.

A votação pela internet ocorre até o dia 25 de março. Nesta data, o associado poderá votar na sede do Instituto de Engenharia, das 8h às 20h. Enquanto isso, conheça abaixo os candidatos, faça sua escolha e participe. Seu voto é muito importante para fazer o Instituto de Engenharia cada vez melhor.

 

Conheça os candidatos às eleições parciais 2020:

 

Alfredo Eugênio Birman

Engenheiro Civil (Mackenzie). Estadista formado pela Escola de Governo. Pós-graduação em concreto protendido na École Nationale des Ponts et Chaussées – Paris – França. Como bolsista do governo francês, fez também estágio junto ao Port de Lorient – Bretagne – no estudo da movimentação de navios de pesca de alto mar, da recepção, comercialização e despacho de pescados em tempo real, para toda a Europa. Foi engenheiro de projetos viários no DETRAN de São Paulo por muitos anos. É diretor da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FECOMERCIO). Na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), é membro do Comitê de Urbanismo e membro do Comitê de Usuários dos Portos e Aeroportos do Estado de São Paulo (COMUS). No Instituto de Engenharia exerce o cargo de membro do Conselho Consultivo. Como coordenador da Divisão de Planejamento e Engenharia Econômica, por mais de quatro anos organizou painéis mensais unindo os múltiplos atores da logística multimodal envolvendo o Porto de Santos e seus acessos procurando a otimização das operações, culminando com a implantação pela iniciativa privada da AICEL – Agencia Independente de Cooperaçáo Evolutiva Logistica  do Porto de Santos  e seus Acessos.

Alfredo Mário Savelli

Graduado em Engenharia Civil e Industrial pela Universidade Mackenzie, Mestre em Engenharia Civil pela Poli-USP e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie. Foi Professor titular do Mackenzie de 1966 a 2019 e é membro da Academia Nacional de Engenharia desde 1994. Foi secretário de Administração da subprefeitura do Município de São Paulo de 1997 a 1998, e também atuou como secretário de Infraestrutura e de Serviços e Obras pelo mesmo município entre 1998 e 1999, quando também foi presidente da Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo – EMURB. No Instituto de Engenharia foi presidente, de 1993 a 1997, e vice-presidente nas gestões de 1979 a 1981, 1985 a 1987 e 1989 a 1993. Atualmente é titular de escritório de elaboração de projetos de Engenharia Civil para execução de edificações, estaleiros, pontes, viadutos, rodovias, ferrovias, metrô, vias, túneis e saneamento.

Antonio Maria Claret de Andrade 

Formado em Engenharia Mecânica Industrial pelo Centro Universitário FEI, foi presidente da COSIPA (1985 a 1987), onde também atuou como superintendente de Engenharia (1977 a 1983); foi gerente de Projetos e diretor de Engenharia e Construções do Metrô de São Paulo (1968 a 1976 e 1983 a 1984, respectivamente); e atuou como consultor contratado pela CPTM junto à diretoria de Operação e Manutenção (1954 a 2003). Dentre outras atividades se destaca o exercício de diretor do Departamento de Atividades Industriais do Instituto de Engenharia (2012 e 2013).

Beatriz Vidigal Xavier S. Rosa  

Engenheira de Produção Mecânica pelo Instituto de Ensino de Engenharia Paulista IEEP-UNIP, MBA em “Tecnologias e Gestão de Geração Distribuída e Cogeração” pela Poli-USP  e especialização em “Engenharia de Defesa” pelo IME – Instituto Militar de Engenharia (RJ). Árbitra, mediadora, perita de Engenharia de Tribunal Arbitral e Judicial, assistente Técnica de parte, bem como membro de Dispute Board. Atua em casos na Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem de São Paulo (CIESP/FIESP), na Câmara FGV de Mediação e Arbitragem, no Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) e no Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (IMAB), sobre assuntos nos setores de Energia (usinas térmicas e linhas de transmissão), Edificações e Construção Civil, Plantas Industriais, Meio Ambiente, Transportes (rodoviário, ferroviário e aeroportos) e Saneamento, entre outros, com questões de equilíbrio contratual, cronogramas, prazos e atrasos, pagamentos e reajustes, multas, inadimplementos e outros.

Carlos Costa Neto 

Engenheiro Eletricista pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós-graduado em Segurança do Trabalho. Diretor Técnico da empresa Engseg Ambiental Engenharia e Serviços Ltda. Coordenador da Divisão Técnica de Distribuição de Energia do Depto. de Engenharia de Energia e Telecomunicações, ex-conselheiro Consultivo do Instituto de Engenharia. Conselheiro do CREA-SP, representante nas Câmaras de Eng. Elétrica e Eng. Civil, além de participar da Frente Parlamentar. Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas de São Paulo – ABEE (2013 a 2019); representante desta entidade junto ao Conselho do CREA-SP; Perito Judicial junto ao Ministério de Justiça de São Paulo; Membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), participante do 62º CEPE – Curso de Estudos de Política e Estratégica (2019).

Carlos Cotta Rodrigues 

Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho; proprietário da Carlos Cotta Engenharia&Inovação; Tenente-Coronel PM da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo; coordenador das Normas da ABNT de “Pressurização de Escadas” e de “Controle da movimentação da fumaça em edificações”, membro da comissão de revisão da norma ABNT NBR 9077 “Saídas de emergência em edifícios”. Especialista em sistemas de proteção contra incêndio e de sistemas de controle de fumaça em edificações. Consultor na área de Engenharia de Incêndio, responsável por diversos projetos, assessorias e instalações de sistemas de pressurização de escadas, detecção de incêndio, controle da movimentação da fumaça, sistema de chuveiros automáticos em todo Brasil. Membro voluntário da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e membro da NFPA (National Fire Protection Association). Coordenador da Divisão Técnica de Engenharia de Incêndio do Instituto de Engenharia e autor de dezenas de palestras e artigos técnicos em revistas especializadas em segurança contra incêndio, bem como professor de cursos de capacitação em segurança contra incêndio.

Carlos Pereira de Magalhães neto
Engenheiro Civil (Mackenzie) e sócio-remido do IE. Foi professor de Cálculo de Estruturas de Concreto – assistente no Mackenzie e na FAAP, titular/adjunto. Pós-graduado (Escola Superior de Guerra). Trabalhou em diversos cargos em: Escr. Arthur Luiz Pitta, Engevix, Internacional de Engenharia, Camargo Corrêa, Odebrecht, SKANSKA e Mackenzie. Atualmente, é assessor-Técnico do Gabinete da Secretaria de Esportes do Governo Estadual. Participações em diversos projetos e obras de infraestrutura, tais como aeroportos de Cumbica, Galeão e São Luiz; Porto de Santos e São Luiz; Metrôs de SP, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador; Usinas hidro e termoelétricas de Tucuruí, Angra dos Reis, Chapecó, Belo Monte, Seropédica etc. Participações em diversos projetos industriais, tais como: Continental de Pneus (na Alemanha), Veracel, Degussa, Hexal, Ford, Hyundai, Unilever, Trw, Pirelli etc. Responsável técnico da obra da Arena Corinthians, como representante do clube junto à CNO.

Cláudio A. Dall’Acqua 

Engenheiro Civil, Poli-USP; extensão em Administração Financeira e Gestão de Empresas, FGV. Empresário do setor de Construção Civil, com 50 anos de experiência profissional e responsável por mais de 440 obras executadas em todo o Brasil. É considerado especialista em Contract Administration and Risk Management – Princeton (EUA), e certificado como Chairman pela DRB – Dispute Board Review Foundation. Foi presidente do Instituto de Engenharia (1997-2000), presidente da Upadi – Union Pan American Federation of Engineers Association (2000-2008), e conselheiro da WFEO – World Federation of Engineers Organizations (2000-2012), entre inúmeras atividades institucionais e profissionais. Em sua gestão no IE, foi fundada a CMA-IE – Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia, da qual é membro e árbitro.

Fenelon Arruda  

Mestre em Engenharia de Sistemas, Poli-USP; pós-graduado em Engenharia de Produção e Engenharia de Controle, Poli/USP e Engenharia Econômica-PUC/RJ; engenheiro Industrial Elétrico-FEI/PUC-SP. Analista de Sistemas Sênior-Prodesp; coordenador Técnico do GERA/Prefeitura de SBC; gerente Financeiro-Lider Leasing; Chefe de Depto Técnico-Banco Safra; engenheiro de Transportes/engenheiro de Custos-Asplan S/A; engenheiro de Transportes/ Técnico O&M-Montor-Montreal S/A; Escrit. Assist. Adm., Secretaria da Fazenda; consultor Técnico-Setepla-Tecnometal S/A; consultor engenheiro Senior A-Engevix S/A; consultor e assessor Empresarial em Gestão, Sistemas, Informática, Engenharia e Economia. Várias Organizações de Serviços, Indústria e Comércio; consultor assessor da Diretoria em Controladoria Financeira, Usina Açucareira De Cillo S/A; professor universitário em Engenharia, Administração, Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis em universidades, como USP, FEI, PUC, UNIP e UniFMU, entre outras. Professor universitário dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNIP) e Engenharia de Controle (FEI); pesquisador em Engenharia e Gestão de Sistemas, Sistemas Econômicos e Tecnologia da Informação; microempresário consultor em projetos de Engenharia, viabilidade econômica, Análise e Projeto de Sistemas e TI, Planejamento e Controle; sócio-titular do Escritório FRCACONSULT. Fez parte do Conselho Fiscal do IE (2013 e 2016).

Fernando Brecheret

Engenheiro Civil  com 20 anos de experiência em Construção Civil. Desde que se formou na Escola Politécnica  da USP e fundou a BREFER, vem desenvolvendo empreendimentos na área construções prediais, utilizando de várias técnicas construtivas. Desde 2010, busca formas de inovação na Construção Civil, se especializou em Steel Frame – construção seca industrializada -, realizando projetos para iniciativa privada e instituições públicas. Junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE – e ao Ministério da Saúde, homologou o sistema para construção de creches, escolas e UBS em diversos pontos do território nacional.

Flávia Bartkevicius Cruz

Engenheira Eletricista-Eletrônica formada pelo Instituto Mauá de Tecnologia – IMT. Possui curso de Especialização em Engenharia Ferroviária e Metroferroviária, também pelo IMT. Cursou Letras na USP, com especialização em tradução. No mercado, atuou nas áreas de Telecomunicações (redes metálicas e fibra óptica) e Petróleo e Gás. Atuou como diretora de Filiação na Associação de Ex-Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia – AEXAM (2017 a 2019), onde foi corresponsável na organização de cursos, eventos e palestras. No Instituto de Engenharia, é coordenadora da Divisão Técnica de Telecomunicações desde março/2015 – tendo sido responsável pela organização de três seminários sobre Internet das Coisas:  “IoT-A Revolução das Coisas” (2016) e “IoT e os Desafios da Indústria 4.0” (2017) e “Novas Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio – Agricultura 4.0” (2018) – Coordenadora do Grupo de Mulheres do Instituto de Engenharia e diretora de Associações de Ex-Alunos, do Instituto de Engenharia.

José Eduardo Frascá Poyares Jardim 

Engenheiro Civil pela Poli-USP e associado ao Instituto desde 1961. Desenvolveu atividades na Construção Civil – estradas, terraplenagem, pavimentação, obras de concreto armado e protendido, barragem, construção e manutenção de dutos para petróleo, gás, biocombustíveis. Perfuração Direcional Dirigida para instalação de dutos para óleo, gás, água, esgoto e energia elétrica, com ênfase para obras offshore de aproximação de praia. Exploração de petróleo e gás, incluindo perfuração e manutenção de poços de petróleo. Foi sócio-fundador nas empresas Intech Engenharia Ltda, da Cluster de Bioenergia S.A. e da Starfish oil & Gas S.A. Foi sócio e membro do Conselho de Administração da empresa Imobel Participações Societárias S .A., com atividades em empreendimentos imobiliários. Na Azevedo & Travassos S.A. exerceu diversas atividades tendo sido diretor, vice-presidente da diretoria e vice-presidente do Conselho de Administração. É diretor-presidente da Associação Brasileira dos Perfuradores de Petróleo (ABRAPET); e membro da Society of Petroleum Engineers (SPE), Instituto de Engenharia,  ABDIB e ABEMI, entre outras.

Lawrence Chung Koo 

Engenheiro Mecânico pelo ITA; pós-doutorando em Inteligência Artificial– TIDD – PUC/SP; pós-doutorado em Comunicação, Publicidade e Propaganda – ECA/USP; doutorado em Comunicação e Semiótica da PUC-SP; mestre em Comunicação e Semiótica da PUC/SP; pós-graduado em Marketing – The Wharton School, University of Pennsylvania (EUA); MBA/CEAG-FGV – pós-graduação em Administração Mercadológica e em Engenharia de Sistemas – LASRI – Latin America System Research Institute IBM; formação em Psicanálise – Associação Livre/SP e Escola de Pensamento Futurismo Bimodal – Certified Master Professional. Mais de 48 anos de experiência nas áreas de gestão, sistemas, processos e comunicação. Trabalhou na IBM, como trainee, engenheiro de Sistemas, consultor, gerente de Suporte Técnico, executivo de Marketing e de Vendas. Membro de projetos dos Laboratórios de Sistemas de Informações da IBM, San Jose-CA (EUA). Consultor do Banco Mundial na Secretaria da Fazenda (SP) em BI e Gestão de Conhecimento. Atualmente, é professor de Administração nos cursos de Gestão de Operações e Estratégia; é coordenador e professor de BI da PUC-SP. Professor convidado MBA Atlântico Internacional da Universidade Católica Portuguesa – Porto (POR) e da Universidade Católica de Angola (AGO). Membro e conselheiro da A2DE – Associação para Alto Desempenho em Engenharia, e membro do Think Tank Instituto de Engenharia do Futuro.

Marcos Moliterno

Engenheiro Civil, mestre em Tecnologia Ambiental, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Gestão Ambiental e Negócios no Setor Energético. Sua atividade profissional é desenvolvida como perito judicial para questões de Engenharia Civil (avaliação patrimonial, regularização de terras e danos em construções), de Segurança do Trabalho e de Engenharia Ambiental (áreas contaminadas, licenças, EIA, RAP e RiVi) e como sócio da M.Moliterno Engenharia Civil e Ambiental, em que aplica sua expertise como consultor de empresas, inclusive de seguros (riscos industriais e de engenharia). Ocupou os cargos de vice-presidente de Assuntos Internos e de Relações Externas no Instituto de Engenharia e representa a instituição no Conselho Superior de Meio Ambiente da Fiesp – COSEMA, no Conselho Municipal de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável de São Paulo – CADES, no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arqueológico do Estado – CONDEPHAAT, como também em diversos comitês da ABNT.

Pedro Márcio Gomes dos Santos 

Engenheiro Civil pela Universidade Federal da Bahia. Trabalhou na Construtora Norberto Odebrecht e na Construtora OAS, em várias oportunidades, tendo desenvolvido os seguintes e principais trabalhos: usina de redução de alumínio da Alcan, no Centro Industrial de Aratu, gerente de produção da Usina Nuclear de Angra dos Reis, Central Termelétrica do Polo Petroquímico de Camaçari, Hipermercado Paes Mendonça, Viaduto Protendido e vários prédios em Salvador. Na qualidade de diretor da OAS, desenvolveu, no Rio de Janeiro, os seguintes negócios: Hipermercado Paes Mendonça, terminal de cargas dos grupos  Rodobens e Shell, edifício do  Teleporto, na Av. Presidente Vargas, e a reforma do Copacabana Palace, entre outros projetos. Mudando-se para o Rio de Janeiro com o propósito de desenvolver o projeto de revitalização do porto, do centro histórico e demolição do minhocão da Av. Perimetral, hoje Porto Maravilha, foi o primeiro gestor do negócio. Desenvolveu ainda a gestão de contratos nas usinas de Candonga e Estreito. Mora em São Paulo há oito anos e estuda modelo de negócio intitulado Solução Abrangente – Transformação da Metrópole em Cidade de Classe Mundial. Realizou curso no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

Rafael Timerman 

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sócio-gerente da Engeti Consultoria e Engenharia S/S Ltda., empresa de consultoria e projetos estruturais. Coordenador de diversos projetos de reabilitação, reforço e alargamento de estruturas de OAEs, com intervenções em mais de 300.000,00m² de tabuleiro, dentre estes o projeto e supervisão das obras de recuperação e troca de cabos da Ponte Pênsil de São Vicente. Membro: do IABSE (International Association for Bridge and Structural Engineering), IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto), ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas – Grupo Brasileiro do IABSE), ABCIC (Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto), ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), ACI (American Concrete Institute) e ALCONPAT Brasil (Associação Brasileira de Patologia das Construções). Diretor-adjunto de relacionamento da ABECE (2018-2020); Diretor de eventos do IBRACON ( 2020-2022); membro do comitê 364 para Reabilitação de Estruturas de Concreto do ACI; professor de cursos de pós-graduação para reabilitação, reforço e inspeção de estruturas de pontes e viadutos.

Tatiana Lourenço Machado 

Engenheira Civil pela Faculdades Unidas Metropolitanas – FMU; pós-graduada em Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL; especialista em Prevenção e Combate a Incêndio; vice-coordenadora da Divisão Técnica de Qualidade e Produtividade do Instituto de Engenharia e coordenadora de Projetos na empresa Alumistar Engenharia Ltda.

Vitor Marques

Engenheiro Civil formado pela FAAP (2015). Foi presidente do Diretório Acadêmico Cesar Lattes na mesma instituição (2014/2015). No Instituto de Engenharia é diretor de Assuntos Universitários desde 2017, colaborando nas reuniões de organização do Campeonato Engenharíadas, realizados desde 1999, cujas reuniões acontecem aos domingos no IE, com a participação das atléticas: Poli-USP, Mackenzie, FEI, Mauá e UFABC, entre outras. Participou do Grupo de trabalho – Soluções abrangentes para a Cidade de São Paulo (2015/ 2019). Em 2017, recebeu o prêmio de Melhor Trabalho Técnico – As Maravilhas da Engenharia. Cursa especialização em Engenharia Diagnóstica e participou do I Workshop Luso-Brasileiro em Engenharia Diagnóstica de Edificações (2016, em Lisboa – Portugal). Na Marques & Marques Engenharia é diretor de Produção e participou dos seguintes trabalhos de Vistoria de Vizinhança: Metrô – Linha Verde e Linha Amarela; DERSA – Rodoanel Mario Covas – Trecho Norte e Contorno da Tamoios; DER – Duplicação da Rodovia Pedro Eroles, e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba – Revitalização da Avenida Brasília, entre outros.