Prefeitura de São Paulo abre inscrições para cursos gratuitos no setor de tecnologia e programação

Programa StarTI pretende qualificar e inserir mais de mil pessoas no mercado de trabalho

Foto: Pixabay

Estão abertas as inscrições gratuitas para o programa StarTI da Prefeitura de São Paulo, que conta com 450 vagas para os cursos de introdução à programação web; montagem e manutenção de computadores e; atendimento ao cliente por meio da plataforma ZenDesk. Para se candidatar os jovens de 15 a 29 anos precisam comparecer até 13 de fevereiro a um dos dois locais onde serão realizados o curso e fazer uma redação e um teste de matemática.

Oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Fundação Paulistana e do Instituto da Oportunidade Social – IOS, e com apoio da Secretaria Municipal da Educação, o programa StarTI realizará bimestralmente 14 turmas (350 vagas) em Santana, zona norte, e quatro turmas (100 vagas) em Santo Amaro, zona sul da capital.

“O setor de tecnologia é um dos mais democráticos do mercado de trabalho, no entanto, uma das dificuldades das empresas na hora de contratar são candidatos com pouca qualificação. Pensando nisso criamos o StarTI, justamente para dar oportunidade para jovens que buscam se capacitar e gerar renda por meio da criação de sites, manutenção de computadores e atendimento online”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Com incentivo a formação de mulheres e afrodescendentes, os cursos possuem duração de 160 horas em aulas que vão de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã, tarde e noite. O curso de montagem e manutenção de computadores será realizado apenas em Santana.

Buscando atender o público vulnerável da cidade e garantir a frequência dos alunos, o StarTI arcará com os custos de transportes de até 20% dos participantes. Para ter acesso ao beneficio, o candidato deverá comprovar renda de até um quarto do salário mínimo per capta na residência que mora.

O programa será realizado por oito meses. “Caso o programa tenha alta demanda temos a possibilidade de estender por mais oito meses para capacitar mais 1.000 jovens que estão em busca de aprender uma nova profissão e começar a trabalhar”, destaca Aline Cardoso.

Além da qualificação técnica, os participantes vão receber dicas e orientações para o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais, conhecidas como “soft skills“, como criatividade, inovação e atitude empreendedora.

Ao final do curso, os alunos receberão certificados e poderão participar do Programa IOS de Oportunidades, onde terão a chance de se candidatar as vagas de trabalho das empresas parceiras do programa. O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo também fará a captação de vagas de emprego no setor, encaminhando os alunos para oportunidades de emprego.

Para participar, o interessado deverá comparecer a sede da IOS, localizada em Santana, ou a EMEF Professor Linneu Prestes, em Santo Amaro, até 13 de fevereiro, das 8h às 17h. É necessário apresentar RG; CPF; CPF dos pais ou responsáveis (menores de idade); comprovante de escolaridade; comprovante de residência (conta de água, luz e telefone – levar os três) e comprovante de renda de todos os moradores da residência. Pessoas com deficiência devem levar laudo médico atualizado.

 

Programa StarTI – Inscrições abertas até 13 de fevereiro

 

Horário de atendimento das inscrições: 8h às 17h

Inicio das aulas: 17 de fevereiro.

 

Locais:

Santana (Sede do Instituto da Oportunidade Social)

Av. Gal. Ataliba Leonel, 245 | Tel. (11) 2503-2617

 

Cursos:

Introdução à programação web

Montagem e manutenção de computadores

Atendimento ao cliente com a plataforma zendesk

 

Santo Amaro (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professor Linneu Prestes)

Av. Adolfo Pinheiro, 511 | Cel. (11) 99674-2986

Cursos:

Introdução de Programação à Web

Atendimento ao Cliente com a plataforma Zendesk.

 

Fonte Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

COMPARTILHAR