Grupo Fábrica de Ideias e Diretores Regionais do Instituto de Engenharia se reúnem

Por Fernando Bortolin

O primeiro encontro do Grupo Fábrica de Ideias e Diretores Regionais do Instituto de Engenharia (IE) de 2020, ocorrido no IE, em 17 de janeiro, reuniu 23 profissionais de áreas multidisciplinares – entre engenheiros, acadêmicos, físicos, químicos e marketing, além de seis diretores regionais que representam a organização nos estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná, e, em âmbito internacional, na Inglaterra, Portugal e Suécia.

Dentro da dinâmica de trabalhos desenvolvidos pelo Fábrica de Ideias, – um grupo Think Tank que tem por objetivo desenvolver iniciativas e projetos estratégicos ao Instituto de Engenharia, direcionados à sociedade -, foram apresentados trabalhos inovadores em grafeno e hidrogênio, duas soluções que marcam o dia a dia de pesquisadores ao redor do mundo, e agrega engenheiros e polos de desenvolvimento voltados à novas tecnologias que nutram novos produtos em grafeno e fundamentem o hidrogênio e o gás natural na nova matriz energética global e nacional.

O diretor regional do IE, em Estocolmo (Suécia), Felipe Salgado, apresentou um panorama geral do hidrogênio (H2) nos mundos científico e industrial, e posicionando o gás, comparativamente, às fontes de energia concorrentes, como madeira, carvão, petróleo e metano. De todas as fontes mencionadas, o hidrogênio é o único sem emissão de carbono no meio ambiente.

Formas de produção, custos e as mais recentes tecnologias voltadas à produção de hidrogênio no mundo foram destacadas por Felipe Salgado. Segundo ele, as projeções apontam para o uso crescente do gás em nível global e a China projeta uma participação de 10% do hidrogênio em sua matriz energética até 2050 – algo em torno de 60 milhões de toneladas por ano.

Carbono

Na segunda apresentação do encontro, feita pelo professor Humberto Gracher Riella, do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a principal mensagem foi sobre a possibilidade de uso do carbono proveniente do gás natural (CH4) na produção do grafeno. Segundo ele, os átomos de hidrogênio presentes no CH4 permitiriam a produção de gás hidrogênio (H2), com diversas aplicações na cadeia industrial.

Ao final da reunião ocorreu a apresentação da nova diretora regional do IE no exterior, a engenheira civil, Ana Flávia Celino, baseada em Londres (Inglaterra), que passa a contribuir com as ações e desenvolvimentos estratégicos do IE, na Europa.

Outros diretores regionais que participaram do encontro foram:

  • Bernardo Levino – Diretor Regional de Curitiba (Paraná);
  • Felipe Salgado – Diretor Regional em Estocolmo (Suécia);
  • José Antonio Félix Filho – Diretor Regional em Lisboa (Portugal);
  • Lawton Parente de Oliveira – Diretor Regional em Fortaleza (Ceará);
  • Marcelo Geraldo Batista – Diretor Regional em Belo Horizonte (Minas Gerais).