Maior prédio do mundo construído por uma impressora 3D fica pronto

Obra ocupa 640 metros quadrados, tem dois pavimentos e custou 60% menos do que construção convencional

Edifício é o maior do mundo já construído por uma impressora — Foto: Reprodução/The National

A construção do maior prédio do mundo feita com uma impressora 3D foi concluída em Dubai. A obra, que cobre uma área de 640 metros quadrados e tem 9,5 metros de altura, oferece dois pavimentos e uma série de salas. Segundo a prefeitura de Al Warsan, cidade onde está localizado o edifício, a estrutura precisou da metade da mão-de-obra que seria necessária em um projeto do tipo, além de render 60% menos desperdício de material.

Somados, os dois fatores resultam em custos até 60% menores, segundo o jornal emiradense The National. Vale citar que o “maior prédio do mundo construído com impressora 3D” já foi até incluído no Guinness World Records, publicação que reúne recordes mundiais.

A impressora 3D usada na obra funciona com o mesmo princípio de injeção aditiva de material encontrado em impressoras tridimensionais domésticas mais simples. A cabeça de impressão se move por padrões determinados pelo computador enquanto depõe sucessivas camadas do material de construção – neste caso, um fluido enriquecido com minerais e que solidifica em poucos instantes.

As autoridades locais garantem que a construção foi monitorada durante toda a fase de execução, e que, desde a conclusão, foram realizados testes para garantir a estabilidade e segurança do prédio.

O uso da impressora 3D na construção permitiu não apenas a redução de custos, mas também o exercício de uma arquitetura mais desafiadora, com direito a curvas acentuadas. Entre os desdobramentos futuros da tecnologia, especula-se que será possível que os próprios compradores desenhem suas moradias no computador. Depois disso, eles poderiam gerar um arquivo para que a impressora fique encarregada de transformar o projeto em realidade.

Embora recordista, o prédio curvilíneo de Dubai não é o primeiro desenvolvido por impressão tridimensional. Em 2018, a Vulcan imprimiu uma casa inteira em 24 horas, feito parecido com um outro projeto realizado em 2017 na Rússia. Na China, em 2015, uma empresa criou um prédio de apartamentos de cinco andares. A obra chinesa só não é dona do recorde que pertence à cidade de Al Warsan porque, naquele caso, o prédio foi construído com métodos convencionais, usando peças e módulos impressos.

Por Filipe Garrett
Fonte TechTudo