Podcast ‘Urbanidades’ traz especialistas para debater estudos urbanos

Programa faz parte parte do grupo de pesquisa UrbanData e está vinculado ao Centro de Estudos da Metrópole

Neste ano, o grupo de pesquisa UrbanData lançou o podcast Urbanidades, que tem como tema central os estudos urbanos. O projeto é vinculado ao Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid) e coordenado por Bianca Freire-Medeiros, pesquisadora associada do CEM e professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A coordenadora comenta que o podcast busca atender diversos públicos. “O programa tem uma grande diversidade institucional, ou seja, sempre buscamos trazer especialistas de diversas instituições de ensino, não apenas da USP e de São Paulo, e também prezamos pela diversidade de disciplinas abordadas, como história, geografia, sociologia, etc”, complementa.

Na primeira edição do programa, Bianca explica em detalhes o que é o UrbanData e o projeto em si.

Os episódios do podcast trazem trabalhos recentes que envolvem teses, artigos e livros. “Tem muitas pessoas jovens na equipe, e são essas pessoas que conversam com os pesquisadores. Buscamos trazer o conteúdo em uma linguagem mais acessível”, salienta Bianca.

A equipe de produção é composta por jovens pesquisadores, ação muito importante para fomentar a formação de novos cientistas. Além disso, os alunos da graduação que participam do podcast entram em contato com diversos pesquisadores.

O Urbanidades pode ser conferido em plataformas como SpotifyCastbox e Apple Podcasts.

Fonte Jornal da USP

COMPARTILHAR