Ciclo de vida de materiais de construção

Nova versão da base de dados mundial está disponível, com informações referentes ao mercado brasileiro

Quarenta e cinco inventários de ciclo de vida referentes aos processos de fabricação e distribuição de 27 materiais de construção estão disponíveis agora

Uma nova versão da base de dados de avaliação de ciclo de vida (ACV) ecoinvent acaba de ser lançada com a inclusão de inventários de materiais de construção brasileiros à base de cimento, desenvolvidos em um projeto coordenado pelo IPT. Foram disponibilizados 45 inventários de ciclo de vida referentes aos processos de fabricação e distribuição de 27 materiais de construção, incluindo sete tipos de cimento, 13 dosagens de concreto, bloco de concreto, areia, brita, argila calcinada e escória granulada de alto forno.

Os inventários foram desenvolvidos com base em dados primários, fornecidos por fabricantes brasileiros. “No caso do cimento, foi possível cobrir 70% da produção nacional, o que é um nível de representatividade alto para os padrões desta base de dados”, explica a pesquisadora Fernanda Belizario Silva, do Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e coordenadora do projeto.

“A ACV permite enxergar todo o ciclo de vida do produto e identificar pontos preferenciais para melhoria do desempenho ambiental das operações”, completa ela, lembrando que a disponibilidade de dados brasileiros contribui para uma maior confiabilidade dos resultados de estudos de ACV conduzidos no País.

O projeto Sustainable Recycling Industries (SRI) foi executado em um consórcio incluindo IPT, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a consultoria ambiental Quantis, com financiamento da Secretaria Suíça para Assuntos Econômicos (State Secretariat for Economic Affairs – Seco).

A nova versão do banco de dados inclui também inventários de ciclo de vida brasileiros de produtos agrícolas, do setor de produção de energia elétrica e de turismo, desenvolvidos por outras instituições nacionais.

Embora o acesso à base de dados seja restrito a assinantes, é possível consultar gratuitamente os inventários desenvolvidos no projeto SRI aqui, inclusive o relatório do estudo coordenado pelo IPT. Os inventários serão futuramente disponibilizados no Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida (SICV).

Fonte Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)