Concessionárias da Bacia de Santos se reúnem no IE para discutir petróleo e gás

Com o propósito de conhecer os planos de investimento e necessidades para ampliação das operações das concessionárias de exploração e produção de petróleo e gás da Bacia de Santos, o Instituto de Engenharia promoveu, em 26 de agosto, o Workshop Como o Estado de São Paulo pode colaborar para o desenvolvimento da indústria de Petróleo e Gás.

Durante o evento, que teve o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, representantes de diversas empresas se posicionaram favoráveis ao modelo de conteúdo local, adotado em diversos países referência em petróleo no mundo.

Marcos Rodrigues Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, destacou que a matriz energética no mundo mudou e “o tempo nos impõe a eficiência. O petróleo vai perder seu campo (…) e o governo do Estado está aberto para discussão”.

Já Patricia Ellen da Silva, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o governo tem discutido com outros entes federativos o tema. Ela destacou que é preciso pensar em um modelo de transição para que o País não saia de um extremo para o outro.

O presidente do Instituto de Engenharia, Eduardo Lafraia, destacou que a indústria petrolífera vai trazer investimentos importantes para a pesquisa no País. “Se não aproveitarmos isso, no horizonte de 30, 40 anos, o petróleo vai perder um pouco sua importância.”

Esse seminário foi o primeiro de uma séria que trará outros temas sobre o setor. Acompanhe em nosso site e redes sociais, em breve, a divulgação das datas.

Clique aqui e veja as fotos do workshop.

Em breve a íntegra do encontro estará disponível na Nova TVEngenharia.