Estudantes de Goiás ganham torneio de robótica nos EUA com invenção de chiclete de pimenta

Alunos, que têm entre 15 e 17 anos, superaram equipes de 12 países em competição na Universidade da Nasa. 'Chiliclete' foi criado para ajudar astronautas a sentirem cheiros e sabores

Alunos do Sesi vencem torneio de robótica na Nasa, nos Estados Unidos — Foto: Sesi/Divulgação

Com a invenção de um chiclete de pimenta, estudantes de Goiânia conquistaram o primeiro lugar em um torneio de robótica realizado na Universidade da Nasa, em West Virginia, nos Estados Unidos. O grupo de Goiás superou 70 equipes de 12 países que estavam concorrendo ao Champion’s Award, o maior prêmio da competição.

Os alunos têm entre 15 e 17 anos. Eles estudam do Serviço Social da Indústria (SESI) Vila Canaã e foram premiados pelo “chiliclete”, uma goma de mascar desenvolvida com componentes da pimenta para auxiliar astronautas a sentirem o sabor dos alimentos.

Chiclete de pimenta criado por estudantes do Sesi, em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Chiclete de pimenta criado por estudantes do Sesi, em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Segundo os alunos, a falta de sensibilidade no nariz dos astronautas é ocasionada pela falta de gravidade no espaço, o que faz com que o sangue do corpo se concentre na cabeça e no peito. Com isso, a sensibilidade do nariz é afetada, fazendo com que os astronautas parem de sentir cheiros e sabores.

O grupo vencedor, formado por sete estudantes, desenvolveu a pesquisa durante sete meses. Em março, eles apresentaram o “chiliclete” na edição nacional do Torneio de Robótica, no Rio de Janeiro, e foram selecionados para a etapa internacional.

De acordo com o professor Flamarion Gonçalves Moreira, ténico da equipe vencedora, apesar de todos os esforços realizados pelo grupo, o resultado alcançado surpreendeu os goianos.

“A gente fica sem acreditar, porque uma competição desse nível, com tantas equipes muito boas, todas se esforçando… A gente chegar aqui com todo esse diferencial de entusiasmo, seriedade e foco, para nós foi maravilhoso. Só temos que agradecer”, afirmou.

Estudantes desenvolvem chiclete de pimenta em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Estudantes desenvolvem chiclete de pimenta em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Robô

Os alunos do Sesi Canaã também conquistaram outro prêmio no torneio internacional de robótica. Na categoria “robô”, eles atingiram o 2º lugar geral.

Segundo o professor Flamarion, os estudantes construíram um robô composto de cinco garras, que precisava realizar 15 missões em duas horas e meia.

Por Lis Lopes

Fonte G1