Novo estudo sobre subida do nível do mar preocupa cientistas

Foto: Pixabay

Um estudo recente divulgado pela Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos indica que o nível do mar pode subir o dobro do previsto anteriormente. A pesquisa aponta que as temperaturas globais possam subir em média 5ºC até 2100 e não 2ºC, como ficou estabelecido no Acordo de Paris.

As informações, divulgadas pela RTP Notícias, contestam a previsão realizada pelo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2013, segundo a qual o nível do mar subiria no máximo um metro até 2100. O relatório estimava que as águas subissem entre 52 e 98 centímetros durante o período, o que é refutado pelo novo levantamento.

Mar visto de cima
Foto: Shifaaz shamoon

A nova hipótese é extrema e se baseia no fato de que a temperatura média mundial deverá subir 5ºC.

Entretanto, a probabilidade de que isso ocorra é de apenas 5%, o que, segundo os cientistas, ainda representa um risco elevado.

Ondas do mar quebrando nas pedras
Foto: Bailey Mahon

O aumento do nível do mar já não pode ser explicado por causas naturais. Pesquisadores apontam que as alterações climáticas causadas pelo homem são as principais responsáveis pelos efeitos ao meio ambiente, contribuindo para o aquecimento global e o consequente derretimento dos glaciares da Antártida e da Groenlândia.

Por Mari Dutra
Fonte Hypeness