Conheça o movimento Recicla Sampa, que tem como objetivo reduzir 500 mil toneladas de lixo

Foto: Pixabay

São Paulo é a cidade mais populosa do País, com cerca de 12 milhões de habitantes; com tanta gente assim, muitas áreas são afetadas por conta disso, e uma delas são os resíduos. A população paulistana produz 20 mil toneladas de lixo por dia. Dado este que traz muitos problemas, principalmente ao descarte correto dos materiais, que entre todo esse montante de lixo há muitos utensílios recicláveis (como vidros, metais, papéis e, principalmente, plástico), que são descartados junto com o lixo orgânico, indo direto aos aterros sanitários.

Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, apenas 7% de todo o lixo coletado na cidade é reciclado; ou seja, de todas as 20 mil toneladas de lixo que produzimos diariamente, apenas 1.400 toneladas de resíduos são reciclados – o que é muito pouco, já que as outras 18.600 toneladas são simplesmente descartadas nos aterros.

Movimento Recicla Sampa

Diante de tais informações, a Loga e a Ecourbis – concessionárias de resíduos de São Paulo -, com o apoio institucional da Prefeitura de São Paulo, por meio da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), criaram o movimento Recicla Sampa, que traz como principal objetivo reduzir, em quatro anos, 500 mil toneladas de resíduos que são atualmente despejados nos aterros municipais.

Para a Recicla Sampa, a educação é a principal chave do movimento. Por meio do conhecimento, os paulistanos adotarão as práticas necessárias para concluir o projeto, construindo assim, uma São Paulo melhor para todos.

O site do Recicla Sampa traz plataformas com todos os resíduos que podem e não podem ser reciclados e, também, disponibiliza um mapa com todos os pontos de coleta, para todos os possíveis itens – óleo de cozinha, isopor, pilhas, e também os recicláveis.

Para saber mais sobre o movimento, clique aqui!

 

Por Ana Farah