Grandes invenções da humanidade são exibidas em plataforma gratuita

Amostra "Once Upon a Try", do Google, apresenta recursos de realidade aumentada e exibe mais de 200 mil registros históricos, artefatos e vídeos

Android e humano - Miraikan (JP) (Foto: Divulgação Google)

melhor da criatividade humana para interagir e contemplar. A amostra virtual Once Upon a Try,do site Google Arts & Culture (plataforma que oferece colaboração com museus espalhados em diversos países), exibe inovações de mais de 23 países, em parceria com 110 instituições e fundações da área de ciência e tecnologia – entre elas a NASA e a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear ( CERN).

A amostra revela descobertas que vão de ferramentas antigas ao desenvolvimento da inteligência artificial. Há recursos de realidade aumentada para serem explorados, com mais de 200 mil registros históricos, artefatos e vídeos sobre grandes descobertas e invenções da humanidade, digitalizados e divididos em quase 400 exposições virtuais.

Dolly, o primeiro animal clonado - Museu Nacional de Escócia (UK) (Foto: Divulgação: Google)
Dolly, o primeiro animal clonado – Museu Nacional de Escócia (UK) (Foto: Divulgação: Google)

Confira alguns destaques:

Big Bang em app de Realidade Aumentada
Desenvolvido em colaboração com físicos de partículas do CERN, o aplicativo (disponível em Android e iOS) oferece realidade aumentada em 360 graus e tem como guia Tilda Swinton, atriz britânica vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação no filme Michael Clayton (2007). O serviço oferece a oportunidade de se experimentar onascimento universo bem de perto. A narração é disponível em inglês, italiano, francês e alemão.

Universo visual da NASA com a experiência de machine learning
Por meio da realidade virtual é possível se juntar aos astronautas da NASA, Kathryn Sullivan e Charles Bolden, enquanto eles revisitam o ônibus espacial e sua missão de lançar o Telescópio Espacial Hubble em órbita. Além disso, é possível explorar um arquivo da NASA de de 127.000 fotografias históricas.

Telescópio Espacial Hubble em órbita - NASA (US) (Foto: Divulgação: Google)
Telescópio Espacial Hubble em órbita – NASA (US) (Foto: Divulgação: Google)

A evolução da chuteira – Museu do Futebol (Brasil)
A exposição conta a história da chuteira, mostra as famosas casas de artigos esportivos e como ocorreu a sua adaptação desse calçado em terras brasileiras. Além disso, também é possível conferir o estilo e as homenagens feitas aos jogadores de futebol desde 1921

Cartas de Albert Einstein para grandes cientistas franceses (Académie des Sciences, FR)
Nessa exposição, você confere 100 notas de correspondência de Einstein com cientistas franceses, como Marie Curie.

Digitalização de foto de Albert Einstein (Foto: Divulgação: Google)
Digitalização de foto de Albert Einstein (Foto: Divulgação: Google)

O primeiro mapa da América
De autoria de Juan de la Cosa, um marinheiro medieval espanhol. Era costume que os documentos medievais fossem feitos a mão em couro de bezerro ou pergaminho, o que foi o caso desse mapa de 1508, que pode ser visto abaixo.

O primeiro mapa das Américas - Carta de Juan de la Cosa - Museu Naval (ES) (Foto: Divulgação: Google)
O primeiro mapa das Américas – Carta de Juan de la Cosa – Museu Naval (ES) (Foto: Divulgação: Google)

Telescópio de Galileu
O crédito para a invenção do telescópio é do holandês Hans Lippershey, mas o italiano Galilei foi o primeiro a apontar a obra para o céu, identificando montanhas e crateras na lua, a Via Láctea, os anéis de Saturno  e as quatro luas de Júpiter. A amostra oferece a chance de se conhecer o primeiro telescópio criado para ver o céu, em 1609-10.

A maior máquina já construída, o Grande Colisor de Hádrons
Quem tem curiosidade de saber como é um acelerador de partículas pode conferir no Street View do google o Grande Colisor de Hádrons, que tem 27km de comprimento e é o maior e mais potente acelerador de partículas do mundo, e a maior máquina da Terra.

Por dentro do Ônibus Espacial Discovery em realidade virtual
Os astronautas da NASA, Kathryn Sullivan e Charles Bolden revisitam o Ônibus Espacial Discovery e sua missão de lançar o Telescópio Espacial Hubble em órbita e você pode acompanhar tudo graças à tecnologia da realidade virtual.

Comida espacial, macarrão e queijo, STS-27 - Museu Nacional do Ar e do Espaço de Smithsonian (EUA) (Foto: Divulgação: Google)
Comida espacial, macarrão e queijo, STS-27 – Museu Nacional do Ar e do Espaço de Smithsonian (EUA) (Foto: Divulgação: Google)

Em sala de aula
Com o aplicativo Google Expedições, a  realidade virtual permite que professores guiem alunos com coleções de artefatos interessantes em cenas 360° e com objetos 3D. Com o recurso do Street View, os alunos podem viajar ao redor da Terra na Estação Espacial Internacional e conhecer o incrível observatório astronômico ao ar livre da Índia, o Jantar Mantar.

 Kathryn D. Sullivan - Museu Nacional do Ar e do Espaço (Smithsonian) (Foto: Divulgação: Google)
Kathryn D. Sullivan – Museu Nacional do Ar e do Espaço (Smithsonian) (Foto: Divulgação: Google)