Rússia planeja enviar missão tripulada à Lua a partir de 2031

De 2031 em diante, as viagens russas à lua podem se tornar um "passeio" frequente

Rússia: veículo tripulado russo pode chegar à lua em 2031 (Sergydv/Thinkstock)

Moscou, 9 fev (EFE).- A Rússia quer enviar a primeira missão tripulada russa à Lua a partir de 2031, desde quando serão realizados lançamentos similares a cada ano, segundo um documento da empresa Tsniimash, o principal instituto de pesquisa da agência espacial russa Roscosmos.

“O objetivo da missão é enviar uma tripulação à Lua”, indica o documento, de acordo com a agência russa RIA “Novosti” e que também afirma que em 2032 está previsto o lançamento de um veículo lunar pesado junto com uma segunda tripulação, que deverá “testar os meios de transporte na superfície lunar.

Um ano mais tarde, os cosmonautas russos fariam os testes dos equipamentos robóticos, assim como percursos de longa distância com o rover, e em 2034 começaria a construção de uma base lunar russa, de acordo com o documento.

Cada expedição contará com dois lançamentos de foguetes superpesados, um dos quais colocará a nave com a tripulação em órbita, enquanto o segundo enviará ao espaço o sistema de alunissagem e decolagem e outros equipamentos.

As missões tripuladas serão precedidas por lançamentos de teste em 2028 e 2029.

Fonte EXAME