Tubulação se rompe e deixa águas cristalinas de Arraial do Cabo turvas e impróprias

Na esteira do desastre ambiental e humano causado pela Vale e que matou pelos menos 65 pessoas e deixou outras 279 desaparecidas em Brumadinho, uma fotografia sugere contaminação em praias de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.

O lugar é famoso pelas praias paradisíacas e águas em vários tons de verde. Nas imagens, é possível ver uma água turva e aparentemente suja. São três praias na cidade da Região dos Lagos afetadas pelo rompimento de uma tubulação de responsabilidade da Prefeitura.

O lugar é um dos mais belos do litoral brasileiro

De acordo com órgãos ambientais da cidade, uma análise vai determinar se a água está contaminada ou não. A Prolagos, concessionária responsável pela água e esgoto, colheu amostras na Prainha e praia dos Anjos. A alteração na cor veio depois de uma forte chuva, que elevou o nível da maré.

A Guarda Marítima proibiu o acesso de banhistas nas praias afetadas e segundo a prefeitura, a Lagoa de Monte Alto está imprópria para o mergulho.

A suspeita é de que o mar tenha recebido esgoto de tubulação que se rompeu

“A amostra será enviada para um laboratório credenciado pelo Inea, que vai analisar a suspeita de contaminação causada pela descarga da rede de drenagem pluvial causada pelo excesso de chuva na sexta-feira à noite”, disse a Prolagos ao G1.

O resultado deve sair em 20 dias. A Prefeitura anunciou o início de obras no local. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) enviou uma equipe para a realização de vistorias.

Fonte Hypeness