A tecnologia nos projetos de paisagismo de Alex Hanazaki

Imagem: folha.uol.com.br

A tecnologia pode ser aplicada em qualquer lugar. Uma tendência atual é usar a tecnologia nos projetos de paisagismo. No Brasil, um dos paisagistas mais famosos que utiliza a tecnologia é Alex Hanazaki.

Alex Hanazaki
Imagem: maisrevestimentos.com.br

+ Quem é Alex Hanazaki?

Alex Hanazaki é um arquiteto paisagista brasileiro (apesar de o sobrenome não ser brasileiro). Formado em Arquitetura e Urbanismo, ele especializou-se no paisagismo. O arquiteto paisagista possui obras espalhadas pelo mundo: Estados Unidos, Marrocos, Arábia Saudita e Alemanha estão na lista.

Alex Hanazaki
Imagem: mundohusqvarna.com.br

O Hazanaki Paisagismo, seu escritório, é especializado na concepção de projetos arquitetônicos para áreas externas. Os projetos do excritório já conquistaram duas vezes (em 2014 e em 2017) o prêmio Professional Awards da ASLA (American Society of Landscape Architects).

+ Alex Hanazaki e a tecnologia nos projetos de paisagismo

Nos projetos, Alex Hanazaki usa como inspiração a natureza. A diversidade de plantas é intercalada com diferentes formas geométricas. Há uma harmonia entre o natural e o artificial.

Em meio à natureza e às formas geométricas, Hanazaki também insere alta tecnologia. Um exemplo é o uso de iluminação de LED, presente em alguns dos seus projetos.

Em 2011, Hanazaki projetou o jardim da Hyundai Mostra Black. Com grandes recursos tecnológicos e usando projeção de imagens, o jardim vertical foi reinventado. Ele intercalou a tecnologia entre outros elementos do jardim, como lareiras ecológicas e pedras vulcânicas da Indonésia.

Alex Hanazaki
Imagem: anualdesign.com.br

O prêmio da ASLA recebido em 2014 por Hanazaki foi devido a um jardim em São Paulo. Nele, há três espaços internos subdivididos. Na parte de tecnologia, foram inseridas lâmpadas de LED que ressaltam a geometria e os desenhos na área verde.

Em 2017, Hanazaki levou uma parte do Brasil para Berlim. Um grande empecilho foi o clima do local, que é bem diferente daqui, o que fez com que ele precisasse usar plantas que não são exatamente representativas do Brasil, mas que podem ser achadas por aqui e que conseguem sobreviver em Berlim.

Alex Hanazaki
Imagem: casaclaudia.abril.com.br

Ainda em 2017, Hanazaki recebeu um dos seus prêmios da ASLA pelo projeto da Praça Eliane, na CASACOR 2016. O espaço é um equilíbrio entre a natureza e formas geométricas. Uma das plantas usadas foi o Pau-Brasil. De um lado, está um jardim vertical e, do outro, uma estrutura de metal e porcelanato. No ambiente principal há um espelho d’água com um caminho sobre as águas criado por porcelanatos distribuídos em seu interior. O revestimento usado conta com nanotecnologia que facilita a manutenção e contribui para a purificação do ar do ambiente em um processo semelhante à fotossíntese.

Alex Hanazaki
Imagem: radardesing.com.br

+ Paisagismo e tecnologia

Os projetos de Hanazaki conseguem inserir a tecnologia em harmonia com a vegetação. Além da presença de formas geométricas, há também a marca do tropicalismo brasileiro, já levado para o exterior. A nova tendência de inserir os recursos tecnológicos em projetos paisagísticos de uma forma agradável representa a integração entre a evolução da tecnologia e o ambiente natural, ambos convivendo de forma equilibrada.

Alex Hanazaki
Imagem: vivadecora.com.br

Referências: HanazakiAnual DesignWallpaperArcowebViva DecoraGaleria da Arquitetura.

Fonte Blog da Engenharia