Estudantes criam um veículo solar com a maior autonomia alcançada até o momento e com o menor custo

Um grupo de estudantes da Universidade de New South Wales(UNSW) conseguiu superar o recorde estabelecido em um carro solar: o veículo passou de Perth a Sydney com apenas 42 euros. Ou seja, 4100 quilômetros gastando apenas 3,25 quilowatts por 100 km.

Apesar de vários contratempos no último ano, incluindo uma falha na suspensão traseira durante o Bridgestone World Solar Challenge 2017 e um incêndio na bateria em outubro, a equipe de 14 alunos completou a jornada de 4100 km sem problemas e dois dias antes do previsto.

“Estou tão animado que conseguimos”, disse Courtney Morris, 20 anos, estudante de engenharia mecânica. “É sempre tão estressante ver o carro que você construiu com as próprias mãos na estrada; Estou sempre com medo de que algo possa mudar a qualquer momento, mas tudo correu muito bem e a dinâmica do time foi ótima. ”

O carro, chamado Violet, é a sexta geração carro solar construído por Sunswift, uma iniciativa liderada pelo estudante na UNSW, agora em seu 22 º  ano.

Para definir o recorde, a equipe teve que manter o consumo de energia do carro abaixo de 5,5 kWh/100 km. Consumo de energia real ao longo da viagem foi uma média de 3.25kWh/100km, que é cerca de 17 vezes menos do que um carro australiano médio. Viajando uma média de 600 km por dia, Violet usou a mesma energia por dia que a de uma casa padrão (20-24kWh).

O país tem investido muito em energia solar, além dos carros na Austrália, já são instalados seis painéis solares a cada minuto. Há um milhão de casas usando algum sistema fotovoltaico.

Veja como é rápido e fácil instalar um sistema de energia solar [acessando aqui].

Fonte Engenharia É