13 filmes sobre matemática que todo engenheiro deveria ver

Matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, que estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas, variações e estatísticas. E se você quer ver alguns filmes relacionados a essa área, confira as nossas dicas de filmes incríveis:

Grandes filmes têm contado as histórias de grandes matemáticos, alguns conhecidos, como Alan Turing e John Nash

Estes filmes não apenas fascinaram professores, engenheiros e fãs de matemática, mas converteram-se em uma ferramenta perfeita para encantar um grupo de estudantes desta ciência formal, pois mostra a importância da disciplina na vida cotidiana e a relevância dos números como uma ferramenta fundamental para transformar o mundo.

1 – O Jogo da Imitação

Em plena Segunda Guerra Mundial, os aliados estavam distantes da vitória devido ao uso pelos alemães de uma intrincada máquina de criptografia chamada Enigma. Escondidos em uma instalação secreta nos campos ingleses, enquanto bombardeios frequentes devastavam Londres, uma equipe liderada pelo gênio matemático Alan Turing trabalhava contra o relógio para decifrar o inquebrável código nazista.

2 – Uma Mente Brilhante

Um filme que relata a vida do prêmio Nobel, economista e matemático John Forbes Nash.

3 – O Homem Que Viu o Infinito

Srinivasa Ramanujan é um matemático indiano que chega a entrar na Universidade de Cambridge por suas importantes contribuições. Algumas dificuldades surgem e impedem o desenvolvimento do trabalho deste gênio.

4 – Pi, a Ordem no Caos

Um thriller psicológico com doses de intriga, ficção científica e drama que conta a história de um matemático que está trabalhando em um sistema numérico que controla e regula o mercado de ações. Um clássico imperdível.

5 – Enigmas de um Crime

O jovem Martin é envolvido no misterioso assassinato de uma senhora idosa ao chegar à famosa Universidade de Oxford para estudar. Ele terá que se juntar ao professor Arthur Seldom para tentar resolver esse quebra-cabeças mortal.

6 – A Solidão dos Números Primos

Uma adaptação da maravilhosa obra literária de Paolo Giordano “A Solidão dos Números Primos”. A matemática é o foco desta história.

7 – An Invisible Sign

O filme conta a história de Mona, uma professora que usa a matemática para lidar com seus problemas pessoais e ensina os mesmos truques a seus alunos.

8 – Gênio Indomável

Will Hunting é um jovem dos subúrbios de Boston com uma capacidade e um talento indescritível para a matemática. Hunting é rebelde, e enfrenta problemas emocionais que um professor e um psicoterapeuta tentam ajudar, sempre enfatizando seu talento para os números.

9 – A Teoria de Tudo

Baseado na história de Stephen Hawking, o filme expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.

10 – A Fórmula Preferida do Professor

Números primos, raízes fatoriais, Pi… todos presentes na história de uma mãe solteira que começa a trabalhar na casa de um professor de matemática que, como resultado de um acidente de trânsito, tem sua memória limitada.

11 – Estrelas Além do Tempo

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

12 – O Homem que Mudou o Jogo

Sobre um método matemático baseado em estatística que muda os critérios na hora de fichar jogadores em equipes profissionais.

13 – X+Y

X + Y – A Brilliant Young Mind é uma produção britânica bastante interessante que fala sobre uma mãe que busca a melhor maneira de se comunicar com o filho, um menino especial que adora matemática e um professor desiludido que tentar conseguir respirar na sua visão caótica de tudo que o cerca.

Fonte Engenharia É