Sonda da NASA se torna a nave a chegar mais perto do Sol

Sonda Solar Parker quebra recordes e entra para a história da exploração espacial

207
A SONDA SOLAR PARKER REALIZOU A MAIOR APROXIMAÇÃO DO SOL FEITA NA HISTÓRIA (FOTO: NASA)

Na última segunda-feira (29), a Sonda Solar Parker da NASA se tornou a nave que fez a maior aproximação do Sol na história. Por volta das 14h (no horário de Brasília), a sonda chegou a 42,7 milhões de quilômetros de distância da estrela, o mais perto que um objeto construído pelo homem já conseguiu chegar do astro – o recorde anterior pertencia à nave Helios 2, que se aproximou do Sol em 1976.

A nave ainda se tornou a mais rápida a viajar em relação ao Sol, superando a velocidade heliocêntrica da sonda da década de 1970, viajando a 246 mil quilômetros por hora.

“Fazem apenas 78 dias desde que a Sonda Solar Parker foi lançada e já estamos mais próximos da nossa estrela do que qualquer outra nave na história”, disse o diretor do projeto, Andy Driesman, do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins em Laurel, nos Estados Unidos, em anúncio.

A Parker pretende quebrar seu próprio recorde em alguns anos: antes do fim de sua missão, em 2024, a sonda passará a cerca de seis milhões de quilômetros de distância do Sol.

A equipe da Sonda Solar Parker acompanha a velocidade e posição da nave por meio da Rede Espacial Profunda (sigla DSN em inglês) da agência espacial norte-americana. A rede envia um sinal para a nave que, por sua vez, o retorna, permitindo que os cientistas determinem esses fatores de acordo com as características dessa mensagem.

A sonda dará início ao seu primeiro encontro solar na quarta-feira (31), continuando a voar perto da superfície do Sol até que atinja seu primeiro ponto mais próximo do astro, no início de novembro. Durante a jornada, a Parker passará por condições extremas de calor e radiação, realizando observações que vão melhorar – e, em alguns casos, mudar – a percepção que temos da estrela do nosso sistema.

Ilustração mostra sonda solar parker se aproximando do Sol (Foto: NASA)
ILUSTRAÇÃO MOSTRA SONDA SOLAR PARKER SE APROXIMANDO DO SOL (FOTO: NASA)

Fonte Revista Galileu

COMPARTILHAR