Análise dos Efeitos de Carga em pontes brasileiras comparando o modelo de Carga Móvel com dados de Pesagem em Movimento (WIM)

Assista ao vídeo desta palestra:

 

 

+ Informações:

 

Tópicos a serem abordados na palestra: Comparação dos efeitos de carga da norma NBR7188 com os dados de pesagem em movimento; estudo das estatísticas de caminhões nas pontes brasileiras: PBT, Peso por Eixo, Espaçamento entre eixos, etc; análise de momentos e cortantes gerados pelo tráfego nas pontes;  cálculo de “bias factor” para as pontes brasileiras.

Palestrantes:

Enson de Lima Portela

Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2008), graduação em Engenharia Civil – University of Nebraska-Lincoln (2008), Mestrado em Engenharia de Infraestrutura de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (2011) e Doutorado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é professor de ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Participou de vários projetos estruturais de concreto armado e protendido na empresa Hepta Estrutural. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Estrutural, atuando principalmente em projetos de edifício de grande porte.

Túlio Bittencourt

Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília (1984), Mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Engenharia de Estruturas – Cornell University (1993). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo, ex-Diretor Presidente e Membro Permanente do Conselho do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), Diretor da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, e Presidente da LatRILEM (Grupo Latino Americano da RILEM) e do Brazilian IABMAS Group (BIG). É Editor Associado da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais – RIEM. Atua como revisor dos periódicos: Engineering Fracture Mechanics, ACI Materials Journal , ACI Structural Journal, Journal of Engineering Mechanics (ASCE), Revista Concreto & Construções – IBRACON, LAJSS – Latin American Journal of Solids and Structures , Revista Engenharia Civil – Universidade do Minho. Tem experiência na área de Estruturas, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: mecânica da fratura do concreto, modelagem computacional não-linear via método dos elementos finitos, análise experimental e monitoramento de estruturas. É também membro do ACI (American Concrete Institute), do fib (International Federation for Structural Concrete), TRB (Transportation Research Board), RILEM (International Union of Laboratories and Experts in Construction Materials, Systems and Structures), IA-FraMCoS (International Association on Fracture Mechanics of Concrete and Concrete Structures) e IABMAS (International Association for Bridge Maintenance and Safety). Palestrante convidado em eventos nacionais e internacionais.

A transmissão ao vivo desta palestra conta com o patrocínio de:

 

 

Este evento conta com o apoio institucional de:

 

 

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng. Roberto Kochen  –   Diretor do Depto. de Engenharia do Habitat e Infraestrutura

Eng. Natan J. Levental –  Coordenador da Divisão Técnica de Estruturas

COMPARTILHAR