Livro – Desafio gerenciais em defesa

Autores - Paulo Roberto Motta; Valentina Gomes Haensel Schmitt; Carlos Antonio Raposo de Vasconcellos / FGV Editora. Exemplar disponível na Biblioteca do Instituto.

O Brasil, afastado de conflitos bélicos há tempos, se acostumou a relacionar o termo “defesa” aos momentos de guerra e a percebê-los como de interesse meramente militar. Este livro busca desmistificar esse paradigma e apresenta desafios em gerenciar grandes instituições, entre elas, as Forças Armadas. Escrito por pesquisadores e estudiosos do tema, civis e militares, apresenta conteúdo atual e instigante.

A obra é uma coletânea de pesquisas, consequentes de iniciativas indutoras do desenvolvimento do campo de estudos da defesa e ações pontuais das instituições envolvidas. O conteúdo é apresentado em 15 capítulos, que abordam, de modo geral: aspectos contemporâneos da gestão estratégica da defesa nacional, a gestão de pessoas, a relevância da cultura e do multiculturalismo, o trabalho emocional e psicológico nas ações militares, a liderança e a logística.

O caráter inovador reflete a carência de materiais que sistematizam o conhecimento da área dos desafios gerenciais da defesa no Brasil, bem como instigam o desenvolvimento desse campo de estudo. A intenção é gerar subsídios aos interessados – profissionais, estudantes de graduação ou pós-graduação  –, como ponto de partida na discussão sobre o assunto. Um importante passo para dar maior visibilidade aos estudos de gestão de defesa no país.