Livro – Governança: Estratégias de Inovação na Gestão

Editora IBEC - Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos. Exemplar disponível na Biblioteca do Instituto.

Organizadores:

Antonio Carlos de Azevedo Ritto; Marinilza Bruno de Carvalho.

Autores:

Paulo Roberto Vilela Dias; Marinilza Bruno de Carvalho; Antonio Carlos de Azevedo Ritto;  Iliany Maria Salgado; Cláudio Quartaroli; Marcelo Fornazin; Lorena Albuquerque Santos; Wladmir Henriques Motta.

Livro:

Um desafio na gestão de intervenções em espaços sociais é a fragmentação que resulta da falta de uma coordenação na formulação/implementação de programas ou projetos que conspirem no sentido de fazer com que os atores responsáveis pelas ações trabalhem juntos, em cooperação e sinergia. Muitos dos desafios inerentes à gestão de intervenções em espaços sociais poderão ser ultrapassados, de forma a propiciar a maximização  da efetividade das intervenções, se aplicados na gestão os conceitos da transdisciplinaridade.

Diante dos diversos desafios que se apresentam para o alcance da efetividade de políticas, programas e projetos, é necessária uma forma de gestão mais integrada, voltada para a totalidade dos problemas, buscando alcançar suas essências e considerando, além das características do ambiente, os atores envolvidos no processo.

Governança precisa considerar todos os agentes envolvidos nos processos e nas transformações para que as soluções fluam e prosperem nos ambientes de suas utilizações.