Estudantes paulistas criam tijolo ecológico que evita emissão de CO2 durante processo de fabricação

A construção civil é uma das atividades humanas apontadas como uma das principais responsáveis pelaemissão de gases de efeito estufa na atmosfera da Terra. O setor não somente consome um volume enorme de recursos naturais e energia, como gera uma quantidade ainda maior de resíduos.

E a fabricação de tijolos está entre os grandes problemas desse mercado, então, qualquer novidade mais sustentável é sempre bem-vinda.

Um grupo de estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Paulo, desenvolveu um tijolo ecológico. “Ele é composto de cimento, solo arenoso e água, apenas”, explica Gabriel Cattaruzzi, presidente do grupo Enactus Mauá, responsável pelo projeto. “Este tipo de tijolo é ecológico pois não vai para o forno como o convencional, evitando a emissão de gás carbônico para a atmosfera e a queima de lenha para sua cura”.

Ainda segundo Cattaruzzi, o tijolo tradicional utiliza a argila, que é retirada de mananciais, provocando impacto no meio ambiente. Outra vantagem do produto inovador criado pelos jovens alunos (todos na faixa dos 20 anos) seria a redução do tempo da obra, já que ele facilita o nivelamento porque não necessita de argamassa para assentamento.

Entretanto, uma das faces mais bacanas do projeto é a que contempla a inclusão de ex-moradores de rua para a sua produção. A ideia é dar trabalho e oportunidade para pessoas  marginalizadas. Atualmente o grupo está realizando um treinamento de capacitação com elas para o processo de fabricação do tijolo.

“Ainda não temos um local para alocar a fábrica. Estamos em busca de um galpão na região do ABC (paulista), que atenda as legislações necessárias. No momento, estamos produzindo no próprio lar onde os ex-moradores de rua vivem, por enquanto, com caráter educativo”, diz Cattaruzzi.

O estudante do curso de Engenharia Civil ganhou, em agosto, o Prêmio Universitário do Ano KPMG, após concorrer com mais de 50 candidatos de todo país. “Ganhar o prêmio foi muito gratificante, pois ele sintetiza todo o esforço que depositei ao longo desses quase três anos, trabalhando muito para o desenvolvimento das comunidades que atendemos e buscando o crescimento da nossa equipe”, comemora.

Num país assolado por más notícias e atos de corrupção, projetos como este são um alento e mostram como, apesar de tudo, muitos brasileiros trabalham e lutam por um Brasil melhor!

Fonte Conexão Planeta