Conheça a ponte sustentada por mãos gigantes no Vietnã

Imagem: thespaces.com

Infelizmente, o que a maioria dos brasileiros sabe sobre o Vietnã está relacionado à guerra. Então, quando pensamos sobre o país, imaginamos um local destruído. Porém, o Vietnã é mais que isso e tem, inclusive, algumas obras de engenharia espetaculares. Uma das mais recentes é uma ponte sustentada por mãos gigantes.

+ A ponte sustentada por mãos gigantes

A mais de 1.400 metros acima do nível do mar, a Golden Brigde (ou Cau Vang, em vietnamita) dá a impressão de ser sustentada por mãos gigantes. Ela fica na região de Da Nang.

ponte sustentada por mãos gigantes
Imagem: reddit.com

Com 150 metros de comprimento, a ponte levou 1 ano para ficar pronta. O custo foi de, aproximadamente, 2 bilhões de dólares. A responsável por esse projeto um tanto curioso e criativo foi TA Landscape Architecture. Para completar o design, a passarela é dourada e há crisântemos espalhados pelo caminho.

ponte sustentada por mãos gigantes
Imagem: thepointsguy.com

Mas pode ficar tranquilo: não são só as duas mãos que sustentam a ponte. Há outras estruturas responsáveis por mantê-la de pé. Se, ainda assim, você ficou com medo de passear por ali, saiba que as grades de proteção não são retas como a de muitas passarelas que causam pesadelos em quem tem pavor de altura. Há um vão gradeado onde os crisântemos estão plantados que tornam mínima a chance de que algum desastrado caia acidentalmente, além de oferecerem uma sensação de segurança maior.

ponte sustentada por mãos gigantes
Imagem: livingspaces.net

De cima da Golden Brigde é possível ter uma vista incrível das Florestas de Ba Na. O objetivo da obra é atrair mais turistas para o país. Naquela região há vários parques, teleférico, museu de cera e outros atrativos.

ponte sustentada por mãos gigantes
Imagem: lonelyplanet.com

+ As pontes no Vietnã

A ponte sustentada por mãos gigantes não é a primeira ponte singular do país. Há alguns anos, na comemoração do 38º aniversário da libertação de Da Nang – cidade em que as tropas norte-americanas desembarcavam durante o período da Guerra do Vietnã – , foi inaugurada uma ponte em formato de dragão.

ponte sustentada por mãos gigantes
Imagem: wikipedia.org

A ponte dragão possui 666 metros de extensão e seis pistas. Ela tem como estrutura um arco de aço e liga o aeroporto de Da Nang ao lado ocidental da cidade. Para fazer jus ao design, a ponte conta com várias lâmpadas de LED que dão a impressão que o dragão, além de cuspir fogo, ainda tem o corpo em chamas. Porém, essa parte só pode ser vista durante a noite.

ponte sustentada por mãos gigantes
Imagem: colorkinetics.com

Referências: Design Boom; Bored PandaReuters.

Fonte Blog da Engenharia