Este vídeo não tem som, mas você pode ouvi-lo

Dois elefantes saltam em uma gangorra, um empurra o outro e, à medida que caem, se erguem até a armação da tela. Você vê como o ‘boom’ soa na sua cabeça? Se você ‘ouve’ algo, você deve saber que é um ‘gif’ sem som, mas seu cérebro faz você acreditar de outra forma. A explicação está em sua mente.

Este ‘gif’, que tem circulado na rede de um usuário do Reddit, há quatro anos, se tornou novamente popular estes dias nas redes sociais. E o interessante é a explicação por trás disso. Se ‘você ouve’ algo, é um processo psicológico pelo qual a sua mente pode enganar os seus sentidos em acreditar que algo parece mesmo se não, graças à sua experiência e interligação de seus sentidos.

Relacionadas com psicoacústica, com memória e sinestesia, o segredo desse fenômeno, diz o psicólogo e editor do blog ‘O tronco da psique’, Julia Torrente, está em relação constante entre os cinco sentidos em nossa mente. “No nível cerebral, nossos sentidos estão inter-relacionados um com o outro. Isto nos permite, por exemplo, ‘ler os lábios’ alguém ou cobrir nossos ouvidos antes que um fogo de artifício explode, porque sabemos que ele vai fazer “explosão”, explica em conversa com Teknautas.

Se falamos em termos científicos, esse fenômeno é conhecido como processamento descendente, um conceito que pode ser definido como um processo que permite à nossa mente construir percepções a partir da experiência e das expectativas.

 

Fonte Engenharia É