Drones estão ajudando a coletar lixo nos oceanos

Projeto usa tecnologia de drones que realiza mapeamento de captura imagens e classificação de objetos

Tendo como missão principal revelar e aliviar a quantidade de lixo nos oceanos, o projeto da The Plastic Tide, organização ambiental do Reino Unido, mapeia a quantidade de lixo encontrada nos oceanos e mostra quais tipos de materiais e volumes prevalecem na natureza. Para isso, utilizam drones.

Problema

Segundo a organização, são produzidos 78 milhões de toneladas de plástico por ano no mundo – sendo a maioria embalagens de alimentos utilizadas apenas uma vez e descartadas. Estima-se também que 25 milhões de toneladas desse lixo acabam indo para o meio ambiente, levando até 100 mil anos para se decompor completamente. Com esse cenário, a maior dificuldade do grupo de voluntários era o monitoramento das praias.

Solução tecnológica

 

Utilizando a tecnologia de voo dos drones, a The Plastic Tide pode aprimorar o trabalho feito ao longo dos anos. O projeto passou a utilizar um DJI Phantom 4 adaptado com tecnologia de inteligência artificial que aprende com imagens capturadas, além de identificar e classificar os objetos recolhidos.

O drone reconhece a concentração de poluição graças a alguns algoritmos de aprendizado implantados na máquina e detecta remotamente acúmulo de plástico. O equipamento, moldado pela organização, têm auxiliado no planejamento já que com os dados coletados é possível traçar estratégias e encontrar a melhor solução para os problemas.

Durante os testes, foi possível alcançar a forma ideal de coleta, obtendo imagens mais detalhadas usando modos de voo manuais para pesquisar praias em altitudes mais baixas, realizadas pela piloto Ellie Mackay.

Confira o vídeo da iniciativa aqui.

Fonte Ciclo Vivo