Início Notícias Meio Ambiente Cientistas descobriram que o plástico não polui só o solo ou a...

Cientistas descobriram que o plástico não polui só o solo ou a água, mas também o ar

Oplástico está fazendo mais do que apenas poluir o solo e a água do nosso planeta, cientistas descobriram que o plástico também está poluindo o ar.

Pesquisadores da Universidade do Havaí em Manoa estudaram como o plástico está afetando o meio ambiente além do que os cientistas já sabíamos. De acordo com a pesquisa publicada no PLOS One em 1º de agosto, os cientistas descobriram que o plástico pode liberar metano e etileno quando exposto à luz solar.

O metano e o etileno são gases de efeito estufa, que podem afetar negativamente o meio ambiente. O metano, por exemplo, de acordo com o Environmental Defense Fund, absorve calor e aquece o meio ambiente. Ele é liberado de fontes naturais, bem como de fontes criadas pelo homem, como as indústrias de petróleo e gás. A nova pesquisa mostrou que também é proveniente de algo que é abundante no mundo.

Sabe-se que o plástico libera muitos produtos químicos à medida que se degrada, o que pode prejudicar os ecossistemas e organismos. Neste estudo, os cientistas testaram o que acontece com plásticos comuns quando eles foram expostos à luz solar. Incluíam policarbonato, acrílico, polipropileno e polietileno de alta e baixa densidade. Esses plásticos são usados ​​de várias maneiras, inclusive em têxteis, materiais de construção e armazenamento de alimentos. Os cientistas descobriram que o pior perpetrador de liberar esses gases de estufa é o polietileno.

O polietileno é usado para criar sacolas de compras e é o polímero sintético mais produzido e descartado no mundo. Segundo o Centro para a Diversidade Biológica. Sabe-se que todos os anos, 100.000 animais marinhos são mortos por causa de sacos plásticos.

Os cientistas agora percebem que estão afetando muito mais do que isso. Eles descobriram que a taxa de emissão de gases do plástico só aumentou ao longo do tempo, incluindo as emissões de plástico no oceano.

Fonte Engenharia É