Estudantes criaram um produto que transforma óleo usado em detergente

EcoXperience, é uma startup portuguesa criada por um grupo de estudantes de Química da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Coimbra (FCTUC).

 Recentemente, a empresa recebeu 700 mil euros de fundos europeus, dirigidos para a criação de detergentes mais ecológicos.

Os novos fundos serão utilizados para o desenvolvimento da One-N-Done, uma cápsula que converte os óleos usados em detergente ecológico. A cápsula “100% verde” transformará óleos de cozinha em diferentes detergentes, como sabonetes e líquido para máquinas de lavar louça. Os óleos alimentares representam um resíduo altamente poluente – um litro de óleo contamina até um milhão de litros de água.

O lançamento está previsto para os próximos dois anos, assim que a startup portuguesa tenha conseguido desenvolver mais consistentemente a proteína responsável pelo projeto, proteína essa que funciona como catalisador biológico, permitindo transformar o óleo usado em detergente.

Esta tecnologia, em processo de patenteamento, recorre a uma proteína existente no corpo humano, produzida pelo pâncreas para processar as gorduras ingeridas, adianta a faculdade.

A pensar no mercado internacional, a startup vai fazer um levantamento de todos os tipos de óleos que são usados no mundo “com o objetivo de encontrar uma solução para cada zona geográfica da terra ou mesmo desenvolver uma fórmula universal”, reforça a FCTUC.