Acervo arquitetônico paulista para todo arquiteto visitar

Conheça 10 lugares em são Paulo que todo arquiteto deveria visitar

São Paulo é a típica metrópole em que é possível encontrar um grande acervo arquitetônico e atrações para diversos públicos. Com o passar do tempo, a cidade foi ganhando construções dos mais variados tipos. É possível encontrar na capital paulista atrações turísticas arquitetônicas de todos os tipos: tradicionais, urbanas, verde, cultural, artística e gastronômica. Apesar dos problemas relacionados as grandes cidades, São Paulo apresenta um vasto acervo arquitetônico.

Pensando nisso, as revistas PROJETO e FINESTRA listou os lugares que todos profissionais ou amantes de arquitetura deveria conhecer. Veja abaixo 10 deles.


Acervo arquitetônico: Oca do Ibirapuera

A Oca do Ibirapuera é considerado um dos cartões postais do parque e da cidade de São Paulo. Foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1951 para comemorar o quarto centenário da cidade.

Acervo arquitetônico
Arcoweb

Auditório Ibirapuera

O Auditório completa o conjunto de edificações do Parque Ibirapuera, desenhado na década de 1950 também por Oscar Niemeyer. Ele foi projetado para apresentações de espetáculos musicais, possui volumetria simples e teve sua obra concluída em 2005.


Museu da Imagem e do Som (MIS)

O arquiteto Stepan Norair foi responsável por uma das últimas adequações de projeto realizada no Museu da Imagem e do Som. O arquiteto desenvolveu um plano diretor para o museu, mas somente a reestruturação do térreo foi realizada. Entretanto, foi realizado um concurso com intuito de escolher o melhor projeto para reorganização e atualização do MIS. Dessa vez, o projeto escolhido e executado foram dos arquitetos Álvaro Razuk e Camila Fabrini.


 Pinacoteca

O edifício da Pinacoteca foi projetado para o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Foi construído entre 1897 e 1900, assinado por Ramos de Azevedo e Domiciano Rossi.  Recentemente políticas públicas de intervenção urbana foram realizadas no prédio.


Mercado Municipal

Considerado um cartão postal da cidade por sua riqueza cultural e gastronômica, o Mercado Municipal de São Paulo foi construído em 1933. Recentemente, passou por uma revitalização, a restauração do prédio contou com diferentes profissionais. O projeto apresenta um mezanino metálico que será uma varanda gastronômica, além de projeto de iluminação e inserção de novos elementos.

Acervo arquitetônico
Arcoweb

 Teatro Municipal

Cartão postal da cidade de São Paulo, considerado um dos mais conhecidos do Brasil, foi inaugurado em 1911. Seu modelo arquitetônico foi inspirado na Ópera de Paris. Além da importância do seu edifício para a arquitetura brasileira, apresenta um grande valor cultural e histórico. O prédio já passou por diversas restaurações ao longo dos anos.


Praça das Artes

A Praça das Artes é um complexo educacional/cultural localizada na região central de São Paulo. O projeto foi realizado pelos os arquitetos Francisco Fannucci e Marcelo Ferraz junto com Marcos Cartum, da Secretaria Municipal da Cultura.


Hotel Unique

Com inicio da construção em 2000, já chamava atenção por seu volume inusitado. Projetado por Ruy Ohtake, em 2002 revelou-se o Hotel Unique. Seu edifício apresenta elementos curvos e empenas de concreto, também traz inovações como a caixilharia e o revestimento de cobre. É localizado nas redondezas do Parque Ibirapuera e recebe hospedes de todo o mundo, além de ser o queridinho de muitas celebridades.

Acervo arquitetônico
Arcoweb

 Casa Modernista

Tombada em 1980, a Casa Modernista foi inaugurada em 1927 e projetado pelo arquiteto Gregori Warchavchik. O tombamento da residência veio por meio de mobilização dos moradores da região, pois uma construtora planejava a demolição para a construção de um condomínio residencial. Ela chegou a ficar bastante deteriorada, apenas recentemente a Secretaria de Cultura se pôs a disposição para as obras de restauração da casa.


Centro Educacionais Unificados

Os Centros Educacionais Unificados conhecidos como CEUs começaram a ser implementados em 2003 pela prefeitura de São Paulo. O objetivo desses centros educacionais é atender o programa educacional, cultural, esportivo e recreativo em áreas carentes da cidade. O projeto foi realizado pelos arquitetos da Divisão de Projetos do Departamento de Edificações (Edif) da prefeitura de São Paulo, Alexandre Delijaicov, André Takiya e Wanderley Ariza.

Fonte Blog da Arquitetura*

*Publicado em 4 de junho de 2018