Como criar cimento usando cinzas de madeira?

Cimento é um material de construção moderno que é usado em quase todas as estruturas ao redor do mundo. De casas domésticas modestas a imponentes arranha-céus, o cimento é muito usado.

Mas e o cimento feito usando apenas materiais naturalmente encontrados e com técnicas primitivas? Este fascinante vídeo da Primitive Technology apresenta um método de produção de cimento primitivo.

O material é feito de cinza de madeira re-queimada misturada com terracota. O processo exaustivo envolve a queima da casca e das folhas em um forno a altas temperaturas para produzir cinzas de madeira branca bem queimadas.

Esta cinza é então bem misturada com água. O excesso de água é derramado e a pasta resultante é transformada em pequenos grãos e deixada secar completamente.

Depois de seco, é aquecido até ficar vermelho e depois jogado em um balde de água. Então é fervido e a água e se dissolve. A pasta resultante é então misturada com terracota, recuperadas de um projeto anterior.

Isso é então formado em um cubo e deixado por três dias. Após esse período, não apresenta sinais de desintegração, mesmo após ter sido submerso em água por 24 horas.

Ele observa que a cinza de madeira é muito fácil de produzir e muitas vezes é um resíduo de outros projetos. O Youtuber pretende continuar sua pesquisa sobre técnicas primitivas de fabricação de cimento.