Como estudar para um concurso de engenharia?

Atualmente muitos engenheiros estão focados em passar em um concurso público. Os benefícios são vários e todo mundo já conhece. O que muitos não sabem é como conseguir aprovação em um bom concurso, já que cada vez estão mais concorridos. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vai te ajudar a dar uma guinada em seus estudos e claro, ficar preparado para o concurso de Engenharia que você prestar!

Dicas para ser aprovado em um concurso de Engenharia

Antes de tudo é preciso desmitificar e relembrar que não existe uma fórmula mágica que irá te aprovar no concursos que deseja, como algumas pessoas na internet sugerem, as vezes até cobrando para “ensinar” como fazer isso. Entretanto, existem sim algumas dicas e metodologias que podem te ajudar bastante a alcançar seu objetivo.


Plano de Estudo

O primeiro passo para montar um plano de estudo eficiente é pré-definir quais os horários você irá estudar, assim como quais você não vai! Isso irá te deixar mais concentrado durante os períodos de estudo e reduzir seu nível de estresse. Quando não definimos um intervalo de descanso, a sensação de que deveríamos estar estudando acaba afetando bastante seu emocional. Então, programe-se!

Um plano de estudo bem definido pode auxiliar em dividir o tempo de estudo para cada disciplina, para que nenhuma tenha menos atenção do que necessária.

Caso você não consiga cumprir um dia ou outro seu cronograma, não se desespere. Isso é perfeitamente natural e vai acontecer algumas vezes. Porém, caso se torne frequente, vale a pena revisar seu plano de estudo.


Superando a Inércia

concurso de engenharia

 

A garantia de um melhor salário e estabilidade já deveria ser motivação suficiente para os engenheiros que buscam passar em um bom concurso. Mas na prática isso não funciona tão bem assim, seja pela maçante rotina de estudos ou mesmo por trabalhar o dia todo e ainda ter que estudar a noite inteira.

Ter uma meta traçada para o dia ajuda e muito! É bem mais simples cumprir algo já definido do que decidir na hora, quando outros fatores podem interferir. E acredite, isso sempre acontece!

Você precisa dar um passo de cada vez e evitar distrações. Acordar na hora estipulada e fazer apenas o que for preciso para iniciar os estudos já é um bom começo. Comer, tomar banho, escovar os dentes e pronto. Direto para os livros!

O mais importante para passar em um concurso de Engenharia é seguir em frente sempre, mesmo que em menor ritmo durante um tempo. Não desista!


 Como não esquecer o conteúdo estudado?

Ler a matéria e se esquecer pouco tempo depois causa uma sensação horrível. Porém, acontece repetidamente porque não sabemos como memorizar o que estudamos. Quando o candidato chega ao fim de uma matéria, ele deve voltar ao início sucessivas vezes, de tempos em tempos.

Para que não se torne uma tarefa repetitiva e entediante, a cada retorno aconselhamos a mudar a abordagem, para manter o interesse e aprofundar o conhecimento. Por exemplo, se na primeira vez o candidato apenas leu a teoria e fez exercícios didáticos, na segunda poderá trabalhar em elaborar um resumo com os principais tópicos da disciplina.

No caso da Engenharia, se tem o hábito de fazer muitos exercícios e deixar a parte teórica um pouco de lado. Porém não vá por esse caminho, pois as questões de teoria ou interpretação são muito frequentes em qualquer tipo de concurso da área.


Trabalhe seus pontos fracos

Qualquer projeto ambicioso exige ajustes durante o percurso e não seria diferente na preparação para um concurso de Engenharia. O ideal é que a cada mês o candidato trabalhe com novas metas em mãos. Contudo, preparar novo quadro de horários com base no desempenho do mês anterior é essencial, quase que um pré-requisito.

Infelizmente, no começo as reprovações serão comuns para quem trilha esse caminho. Entretanto, elas não devem ser vistas como fracassos, mas sim servir de feedback  para o candidato rever suas estratégias e ajustar sua preparação, detectando seus pontos fracos e como melhorá-los.

Veja bem, se seu objetivo é estudar a fim de ser aprovado em um concurso de Engenharia, não perca tempo! Portanto siga as dicas que o Blog da Engenharia te deu que sem dúvidas os resultados virão!

Fonte Blog da Engenharia