Será possível ver Saturno no planetário do Ibirapuera nesta quarta (27)

A imagem de Saturno poderá ser vista em seu momento de oposição

Foto: Nasa/JPL/Space Science Institute

Na próxima quarta-feira (27), a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, por meio da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) oferece no Planetário Professor Aristóteles Orsini, localizado no Parque Ibirapuera, uma das visões mais impressionantes que um telescópio astronômico pode oferecer: a imagem de Saturno, o sexto planeta a partir do sol e o segundo maior do sistema solar, depois de Júpiter.

“Pertinho” de nós

O evento acontece com o objetivo de mostrar ao público a oposição do planeta, que é o momento em que a Terra fica exatamente entre o Planeta dos anéis e o Sol; Saturno se encontra neste momento a cerca de nove Unidades Astronômicas de distância da Terra. Uma Unidade Astronômica (UA) é a distância entre o Globo Terrestre e o Sol, de cerca de 150 milhões de quilômetros. A medida que a Terra e Saturno giram em suas órbitas, a distância que separa os dois planetas pode chegar a mais de 11 UA. No dia (27), não só a distância entre a Terra e Saturno é reduzida, como é possível ver a sua face banhada pelos raios solares.

A ocasião acontece com a colaboração do tempo, podendo um céu nublado inviabilizar a observação, no entanto, quem visitar a arena de eventos do parque, entre às 20h e às 22h, localizada entre o Planetário e o Museu Afro, terá a oportunidade de olhar pela objetiva de um telescópio e ver a grande joia brilhante do Sistema Solar. O evento é gratuito e recomendado para maiores de 12 anos.

Quando e onde

Local: Planetário Professor Aristóteles Orsini – Parque Ibirapuera

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera

Data: 27/06/2018 (quarta-feira)

Horário: 20h às 22h

 

Fonte Ciclo Vivo