Instituto Mauá de Tecnologia promove 1ª edição da SMILE

Semana que integra atividades com viés de inovação, liderança e empreendedorismo apresentará aos participantes novas tendências e tecnologias disponíveis no mercado

São Paulo, maio de 2018 – Buscando sempre apresentar novidades e gerar novos conhecimentos pessoais e profissionais aos seus alunos, o Instituto Mauá de Tecnologia promoverá, de 21 a 27 de maio, a 1ª edição da Semana Mauá de Inovação, Liderança e Empreendedorismo, SMILE, no Campus de São Caetano do Sul. O evento, que contará com a participação de aproximadamente 120 empresas, tem como principal objetivo apresentar novas tendências, tecnologias e conteúdos, incentivando o intercâmbio e a atualização de conhecimentos entre os participantes, por meio de palestras, visitas técnicas, competições acadêmicas, Hackathons, entre muitas atividades, pensadas e estruturadas  para integrar as áreas de Engenharia, Design e Administração.

Alunos e professores terão a oportunidade de acompanhar as palestras de executivos renomados no mercado empresarial, como o administrador e comentarista, Max Gehringer, que já esteve à frente de grandes companhias como Pepsi-Cola Engarrafadora e Pullman, e do engenheiro Facundo Guerra, ex-aluno do Instituto Mauá de Tecnologia, eleito um dos 100 empreendedores mais influentes do mundo, pela revista norte-americana Good Magazine.

Para complementar a grade de atividades do evento, a SMILE terá um espaço dedicado às competições entre alunos de todos os cursos, como o Hackathon, que tem como objetivo ampliar conhecimentos, desenvolver a criatividade, além de estimular o trabalho em equipe, a tomada de decisões, o empreendedorismo e a definição de ações estratégicas. O projeto proposto durante a atividade terá de ser desenvolvido de maneira integrada, com representantes dos cursos de Engenharia, Design e Administração.  

A semana também será o cenário do 1º Torneio SMILE de Robótica, que ocorrerá de 25 a 27 de maio, e será focado nas principais categorias de Robótica autônoma do mundo: Sumô de Robôs e Robôs Seguidores de Linha.

O reitor do Instituto Mauá de Tecnologia, Prof. Dr. José Carlos de Souza Junior, destacou a importância da SMILE para a Instituição. “O evento foi desenvolvido cuidadosamente, priorizando os três pilares estratégicos: Inovação, Liderança e Empreendedorismo. Buscamos cada vez mais oferecer aos nossos alunos um ensino completo, que os aproxime da realidade do mercado de trabalho e os prepare para a vida profissional”, afirmou o reitor.

A coordenadora geral da SMILE, Prof.ª Dr.ª Patricia Antonio de Menezes Freitas afirma que o evento será uma ótima oportunidade para os alunos aumentarem o seu networking. “Os estudantes poderão conhecer e conversar com ex-alunos da Mauá, que irão compartilhar dicas das suas trajetórias profissionais, além de terem contato com empresas, que participarão da Feira do Estágio em 21 de maio” destaca a professora.

Será possível, ainda, participar de visitas técnicas e de cursos, agendados de 22 a 24 de maio, que têm como objetivo capacitar os participantes por meio de conhecimentos teóricos ou práticos nas diversas áreas da Administração, Design e Engenharia.

Para o corpo docente da Mauá, a Academia de Professores da Instituição oferecerá workshops e palestras focadas em apresentar novas ferramentas, que podem auxiliar esses profissionais no dia a dia dentro da sala de aulas. Além desses eventos, promoverá Oficinas de Estratégias Ativas de Aprendizagem, oportunidade aberta também para professores de Ensino Médio, para ampliar e aprimorar cada vez mais a qualificação de professores.

Os interessados em participar das palestras técnicas podem colaborar com a doação de alimentos e itens de higiene pessoal, que serão destinados a comunidades carentes da região do ABC paulista, por meio de projetos de empreendedorismo social desenvolvidos pela ENACTUS Mauá.

SERVIÇO – SEMANA MAUÁ DE INOVAÇÃO, LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO (SMILE)

Data: 21 a 27 de maio

Local: Instituto Mauá de Tecnologia – Campus São Caetano do Sul

Endereço: Praça Mauá – 1 – São Caetano do Sul

Mais informações: smile.maua.br