13 sites úteis para estudantes de engenharia

Nós sabemos que engenharia é difícil, principalmente no ciclo básico. A sensação no primeiro semestre é de ter várias matérias impossíveis nos sufocando. Nessa época, o aluno precisa gerenciar o aprendizado de coisas que ele nunca viu no ensino médio, e a vontade de desistir é grande. Para ajudar na sobrevivência durante o curso, existem alguns sites úteis para estudantes de engenharia que podem tornar algumas tarefas mais fáceis.

Abaixo, preparamos uma lista com sites que você já pode adicionar como favoritos no navegador. Porém, não vale resolver os exercícios pelo site e entregar sem estudar! O objetivo deles é ajudar no aprendizado, portanto, use com moderação e consciência.

 


+ Sites úteis para estudantes de engenharia: Cálculo e Álgebra

Wolfram Alpha

O Wolfram é o queridinho dos estudantes de cálculo. Com ele você pode ver a resolução de várias equações, derivadas, integrais, limites, etc. Basta colocar o problema ou a pergunta na área de busca e pronto, uma página cheia de informações. Por exemplo, ao colocar “integral of x³e + x²”, o que aparece é bem completo: o resultado da integral indefinida, o gráfico, as formas alternativas, a integral definida e outras informações que a busca possa ter. Uma pena que os professores não deixam usar na hora da prova, né?

Curiosidade: Ele também possui informações gerais sobre outras coisas. Exemplo: se você pesquisar por “banana” (ainda não dá para fazer pesquisas em português), o resultado será uma página repleta de dados nutricionais. Porém, na engenharia é bem provável que você vá usar para resolver aquelas questões de cálculo que parecem impossíveis ou que você não consegue achar o erro.

sites úteis para estudantes de engenharia


Mathway

O Mathway é útil para resolver equações matemáticas e químicas. Ao escrever a equação, ele pergunta que tipo de resposta você deseja: balanceamento, fatorar, resolução, etc. O divertido é que a página funciona como um chat. Você coloca a pergunta e ele te responde, dando umas dicas de como foi feita a resolução.

sites úteis para estudantes de engenharia


Symbolab

O Symbolab também segue a mesma linha dos dois anteriores e funciona como uma super calculadora online. É possível resolver problemas de cálculo, álgebra, geometria, dentre outros, e ver o passo a passo.

sites úteis para estudantes de engenharia


Proof Wiki

Prove/Demonstre que…” Essa frase pode ser assustadora para muitos alunos. Fazer a demonstração de um teorema ou algo parecido nem sempre é fácil. Para te ajudar nessa tarefa, o Proof Wiki é uma enciclopédia de demonstrações. Basta pesquisar e torcer para a que você precisa estar lá.

sites úteis para estudantes de engenharia


Calculadora de Matrizes

Álgebra pode ser bem complicada. Mesmo que a lógica seja fácil, a situação se complica quando sua resposta não é igual a apresentada pelo livro e você não consegue achar o erro (mesmo que ele seja uma soma errada). Para auxiliar, a calculadora de matrizes é muito fácil de usar e permite que você faça diversas contas (adição, subtração e multiplicação de matrizes, inversa, determinante, transposta, cálculo de autovalores e autovetores, solução de sistemas lineares, etc.), apresentando o passo a passo. É, realmente, muito útil e te ajuda a ver onde está o erro dentre as páginas de contas que você precisa fazer.

sites úteis para estudantes de engenharia


Enciclopédia on-line de sequências inteiras 

Como o nome diz, o The on-line encyclopedia of integer sequences é uma enciclopédia de sequências. Basta digitar uma sequência, os números da sequência ou uma palavra em inglês e o resultado é uma página contendo informações sobre ela.

sites úteis para estudantes de engenharia


+ Sites úteis para estudantes de engenharia: Química

WebQC

Balancear equações pode ser trabalhoso e cansativo. O WebQC possui ferramentas online de balanceamento, cálculo de massa molar e de pH, conversão de unidades entre outros. Ainda, é possível resolver problemas matemáticos, como derivadas, integrais, matrizes, etc.

sites úteis para estudantes de engenharia

LearnChemE

Neste site é possível fazer várias simulações interativas, assistir a vídeos, ler explicações e outros recursos que são muito úteis, como matérias sobre fenômenos de transportes. É indicado, principalmente, para quem faz Engenharia Química.

sites úteis para estudantes de engenharia


+ Sites úteis para estudantes de engenharia: LaTeX

LaTeX Tables Generator

O LaTeX é um recurso para a produção e edição de texto muito usado na computação e na matemática devido a sua infinidade de recursos. Porém, fazer uma tabela no LaTeX pode dar muito trabalho. Para isso, um recurso é o Tables Generator. Basta digitar seus dados na tabela apresentada no site, formatar, gerar o código e colar no texto. Muito simples e funcional.

sites úteis para estudantes de engenharia

Codecogs

Criar equações no LaTeX é um pouco mais fácil que criar tabelas. Porém, quando você é iniciante e não tem experiência sobre como representar os símbolos, um recurso muito útil é usar um site no qual você escolhe o que quer e ele monta o código da equação para ser colado no LaTeX, como o Codecogs. Também é simples e fácil de usar.

sites úteis para estudantes de engenharia


+ Sites úteis para estudantes de engenharia: Diversos

EndMemo

O EndMemo é um site que contém ferramentas de várias áreas: física, química, biologia, geometria, álgebra, matemática, estatística, etc. Por exemplo, ele possui ferramentas que podem desde extrair dados de uma sequência de DNA a calcular o momento de inércia. É uma caixinha de ferramentas que merece entrar para os favoritos.

sites úteis para estudantes de engenharia

The Engineering ToolBox

Outro site que possui de tudo um pouco é o The Engineering ToolBox. Entre textos, tabelas e gráficos, é possível encontrar informação de praticamente todas as áreas da engenharia.

sites úteis para estudantes de engenharia

Sleepyti.me

Nenhum estudante de engenharia dorme tempo suficiente para acordar descansado. Porém, há intervalos de sono que não devem ser interrompidos, por isso é interessante você saber qual o melhor horário indicado para dormir, dependendo do horário que vai acordar.

É isso que o Sleepyti faz: você coloca o horário que vai acordar e ele te mostra quais são os melhores horários para ir dormir. Também é possível ver qual o melhor horário para acordar se você estiver indo dormir no momento em que acessar o site.

sites úteis para estudantes de engenharia

Fonte Blog da Engenharia