Guia estelar: 3 fenômenos da astronomia para você apreciar no mês de maio

O cometa Halley

Se você é do tipo que está sempre a olhar para cima, procurando os mais incríveis eventos astronômicos que o céu nos reserva, o mês de maio terá algumas atrações para nossos olhos – pode reservar seu binóculo ou telescópio e preparar a pipoca para se deleitar. Todos os eventos aqui citados são melhor observados longe das luzes intensas dos grandes centros urbanos.

1. Para começar, chuva de meteoros

No início do mês, entre os dias 4 e 6 de maio, duas chuvas de meteoros das Eta Aquáridas acontecerão por conta de um encontro anual que a Terra tem sempre marcado: com o cometa Halley. As chuvas se darão pelo rastro da passagem do cometa e, ainda que a Lua em 2018 provavelmente esconderá boa parte do espetáculo, será possível, após a meia-noite, no leste, ainda assistir a poeira do Halley passar.

2. Júpiter brilhando muito

No dia 9 de maio, Júpiter estará em exata oposição ao sol, quando visto da Terra – e assim o planeta gigante atingirá seu máximo brilho. O fenômeno poderá ser visto a noite inteira. Já no dia 21, a estrela do show será a Lua, em quarto crescente, posicionada entre a estrela Regulus e Algieba, um sistema binário.

3. A vez de Saturno

No fim do mês, no dia 31, a lua estará em conjunção com Saturno e seu anéis. Ambos estarão visíveis na constelação de Sagitário, com a beleza que é peculiar ao planeta. Atrações, portanto, não faltarão em maio – tudo isso, gratuitamente em exibição em uma tela gigante de imbatível definição: o céu acima de nós.

 

Fonte Hypeness