22 coisas que só engenheiros(as) ou estudantes de engenharia sabem

As engenharias possuem áreas de abordagem bem diferentes e, excluindo-se o ciclo básico, as disciplinas e o conhecimento adquirido vão depender do curso escolhido. Porém, independentemente da engenharia, há algumas coisas que só engenheiros(as) ou estudantes de engenharia sabem. Nós separamos algumas na lista abaixo e, se você faz ou fez engenharia, é bem provável que se identifique com a maioria.

Imagem: images-na.ssl-images-amazon.com

22 | Você enxerga como as coisas funcionam

Uma viga, um computador, um motor e um filtro são apenas uma viga, um computador, um motor e um filtro para quem não é engenheiro. Porém, você vê além disso. Você sabe a função da viga e sabe como o computador, o motor e o filtro funcionam.

Além disso, você observa fiações e tubulações para compreender o que elas fazem ali e para onde levam, repara em qual tipo de solo está pisando, procura gambiarras e tenta fazer uma análise do que está a sua volta, principalmente se é da área do seu domínio. Mas, mesmo que você não seja de uma engenharia que trabalha diretamente com isso, você é capaz de deduzir como funciona porque é assim que você vê o mundo: procurando entender a funcionalidade dos objetos que o cercam. Resumindo, você tem uma visão de engenheiro.

21 | E parece que você fala grego quando vai explicá-las para quem não entende da área

Você já tentou explicar como alguma coisa funciona para alguém que não é dessa área? Parece que você está falando uma língua desconhecida e a pessoa não está entendendo nada. Então, ou você para no meio da explicação totalmente sem graça, ou você termina gaguejando em busca de palavras mais suaves.

20 | As coisas que você aprendeu como estudante de engenharia não são as que você faz como engenheiro

Quando você forma, por exemplo, são raros os momentos em que vai ter que resolver uma integral complicadíssima manualmente. Para isso, existem ferramentas como calculadoras e softwares que vão tornar seu trabalho mais simples. É claro que você precisa saber cálculo, mas não vai precisar ficar resolvendo tudo como nas provas. Inclusive, muitos equipamentos e softwares foram inventados pelos próprios engenheiros para tornar a vida mais prática.

19 | Entender piadas de matemática e física

E se achar um gênio por isso. Por mais sem graça que a piada seja, você sempre ri muito quando entende.

18 | Você é o Howard entre seus amigos físicos (e matemáticos)

Qual engenheiro nunca se sentiu o Howard em um grupinho da física?

Obs.: Howard do seriado de televisão The Big Bang Theory, 
alusão ao personagem por não possuir doutorado.

17 | Ter saudade de quando a matemática era simples…

…embora você não se lembre de nada dela

Regra de três, equações do segundo grau, sistemas, progressões aritméticas e geométricas, etc. Ah, o mundo era tão lindo nessa época!

16 | Algumas vezes, você acha que é um gênio

Quando você souber aquela questão difícil da prova, quando fizer conexões entre as disciplinas, quando aplicar algo de uma aula no mundo real, entre outras situações. Nelas, você realizar façanhas e vai realmente se sentir um engenheiro.

15 | E outras vezes você tem a sensação de que não sabe nada e de que nunca vai conseguir projetar qualquer coisa

Sabe quando você erra alguma coisa básica ou quando não sabe justificar algo e acha tudo muito difícil? Pois é, essa sensação é comum principalmente entre estudantes de engenharia. Porém, você não deve deixar isso te desanimar. A vida é um aprendizado constante e, com dedicação, você é capaz de fazer projetos incríveis.

14 | Você gasta anos aprendendo um vocabulário técnico e não usa porque ninguém entende nada que você fala.

#Frustrado

Sabe aquele monte de palavra específica que você aprendeu durante a graduação? É provável que você só utilize se estiver conversando com alguém que também entenda sobre ele.

13 | Porém, você sempre corrige as pessoas mentalmente quando elas usam um termo errado

Quem nunca?

Por exemplo, quando você está no ônibus e alguém fala alguma abobrinha sobre algo que você entende. Depois da revirada básica de olho, o único desejo é explicar o assunto. Porém, você sabe que é melhor ignorar e apenas corrigir a pessoa mentalmente.

12 | Você quase sempre fica perdido quando vai começar um projeto

Antes de começar um projeto, você sempre surta um pouco sem saber o que fazer primeiro. Acredite, é normal.

11 |  Você também fica perdido nas aulas

Mesmo que esteja no meio do semestre

Gente, o que está acontecendo?” “O que esse professor está falando?” Pois é, quase todo mundo já passou por isso em alguma (ou muitas) disciplina.

10 |  A lembrança do fracasso na primeira prova ainda é nítida na sua mente

Muitos estudantes começam o curso de engenharia acreditando que são geniais por terem conquistado a vaga. Por isso, estudam para a primeira prova como se fosse uma continuação do ensino médio. Quem fez isso sabe que é uma péssima ideia. O lado bom é que depois dessa, a maioria aprende a estudar de verdade.

09 | Você já quis agredir um coleguinha de outro curso que diz que nunca teve que estudar para uma prova

E talvez você tenha feito isso mentalmente!

Sabe quando você está se matando de estudar, cercado por uma pilha de livros e estressado com tudo e aparece um coleguinha de outra área dizendo “nossa, você estuda demais, eu nunca estudei para nenhuma prova”? Pois é, depois de respirar fundo e contar até 400 três vezes, você consegue não jogar um livro na cabeça dele.

08 | Você é sempre chamado quando alguém precisa de uma gambiarra

A internet não funciona, o liquidificador quebrou, a torneira está pingando ou a caixa de gordura entupiu? Não se preocupe, toda família tem aquele engenheiro/estudante de engenharia (você!) que será chamado para resolver o problema com uma gambiarra básica (mesmo que não tenha a menor ideia sobre como resolver).

07 | Em alguns casos, você tenta ajudar, mas acaba atrapalhando

Sabe quando você vê um problema, tenta ajudar dando uma explicação e parece deixar todo mundo ainda mais confuso? Então, você sente que deveria ter ficado calado, porque todo mundo começa a te olhar como se você fosse idiota.

06 | Quando você diz que faz engenharia e quase todos os amigos dos seus pais perguntam se é uma das “tradicionais”

A gente sabe que, infelizmente, muitas pessoas ainda mantêm o preconceito sobre o grande número de engenharias que existe e acreditam que engenharia de verdade são as que deram origem às outras. Por isso, sempre acontecem diferentes reações quando você fala qual a sua engenharia. Independentemente disso, é preciso se orgulhar da sua engenharia e saber que você contribui para a construção do mundo.

05 | Você ama montar e desmontar coisas

Mesmo que sobrem alguns parafusos no final…

Desde pequeno, você sempre gostou de desmontar todos os brinquedos e depois montar tudo de novo? Era fã de Lego? Destruía todos os eletrodomésticos da sua mãe com uma chave de fenda? Gostava de misturar produtos e ver as coisas explodir? Parabéns, você descobriu sua vocação.

04 | Você fica inquieto ao ver algo que precisa ser consertado

Sabe aquele fio desencapado? Aquele computador barulhento? Aquela rachadura na parede? Você sempre quer consertar tudo, mesmo que não saiba o que está fazendo. É daí que surgem as gambiarras. Muito bem, estudantes de engenharia.

03 | Você vê pessoas ficaram espantadas quando é mulher e faz engenharia

O preconceito contra mulheres na engenharia ainda existe, infelizmente. Ele está muito presente no mercado até mesmo nas salas de aula, quando as mulheres precisam mostrar que são tão capazes quanto qualquer homem, ou quando precisam aturar piadas e comentários dos colegas/professores.

02 | Ninguém entende quando você explica o que faz

Por exemplo, você já tentou explicar seu TCC para alguém que não entende sobre a área? Chega a ser mais difícil que a própria apresentação oficial.

01 | No fundo, você só quer que as pessoas entendam que os engenheiros ajudam a construir um mundo melhor

Ser engenheiro é mudar o mundo, tentando transformá-lo em um lugar melhor. É isso que você precisa que as pessoas entendam, independentemente da área de atuação.

Fonte Blog da Engenharia