Um novo mapa espacial criado pela Agência Espacial Europeia contém dados de 1,7 bilhão de estrelas

A Agência Espacial Europeia divulgou um novo e extremamente detalhado mapa da nossa galáxia, a Via Láctea. O mapa é impressionante pois mostra o brilho e a posição de cerca de 1,7 biliões de estrelas diferentes! É o catálogo mais extenso de estrela da história da humanidade e inclui imensos detalhes de diversas destas estrelas, como a distância, movimento ou cor.

 Além da importância no trabalho de organização de conhecimento, terá também implicações práticas para a comunidade cientifica: será um auxílio importante para estudar a estrutura da nossa galáxia e a forma como se formou há bilhões de anos atrás.

A principal fonte de dados para a formação deste mapa foi a nave espacial da Agência Europia, a Gaia. Ela está em órbita desde 2013 e conta com dois telescópios para olhar e registar continuamente o espaço. O veículo roda uma vez a cada seis horas e a equipa da missão Gaia também roda a nave sobre o seu eixo de modo a que consiga captar “o céu inteiro” a cada dois meses. Ao captar múltiplas vezes o “céu inteiro”, a Gaia consegue medições repetidas das mesmas estrelas, tornando assim os seus dados mais objetivos.

O mapa possui informação de 1,7 bilhões de estrelas. Dessas estrelas, existe informação em relação a distância, movimento, posição, brilho e cor. Estes dados vão permitir à comunidade científica pesquisar diversas informações sobre qualquer uma destas estrelas.

Fonte Engenharia É