Esta nova célula híbrida pode gerar energia durante várias condições climáticas

Os painéis solares estão se tornando mais avançados e eficientes todos os dias. No entanto, se o tempo não estiver ensolarado, e sim chuvoso, eles ainda não são muito úteis. Para nossa alegria, os cientistas estão trabalhando em uma nova célula híbrida que pode produzir energia tanto da luz solar quanto na chuva.

“Nossos estudos demonstram um novo conceito na utilização de energia durante várias condições climáticas”, afirmou na pesquisa publicada na ACS Nano. O nanogenerador triboelétrico ou TENG é a parte chave do sistema.

Este é um dispositivo que cria carga elétrica do atrito de dois materiais. Semelhante à eletricidade estática, trata-se da mudança de elétrons.

Os TENGs podem tirar energia de uma variedade de coisas, como os pneus de automóveis que tocam a estrada ou os materiais da roupa que entra em contato com sua pele. Neste caso, é o movimento contínuo de gotas de chuva através de um painel solar.

A pesquisa dos cientistas da Universidade de Soochow na China descobriu que o resultado final foi uma célula que funciona em clima chuvoso também.

A idéia de usar TENGs não é completamente nova, mas o importante foi desenvolver um sistema que não fosse muito complicado ou pesado. Neste caso, duas camadas de polímero foram usadas para fazer um TENG em cima de uma célula fotovoltaica.

O próximo desafio seria aumentar a quantidade de eletricidade que pode ser gerada para tornar isso viável de uma maneira comercial. Ainda é um passo importante para o qual o conceito foi comprovado. Foi possível colher mesmo uma pequena quantidade de eletricidade durante dias chuvosos.

Fonte Engenharia E