China terá rodovia solar com carga automática

Até 2022 a China terá sua primeira rodovia solar, que permitirá carregar de forma automática os veículos elétricos que circulem pelos 161 quilômetros que vai unir as cidades de Hangzhou e Ningbo.

A estrada, de seis pistas, contará com painéis solares ao longo de todo o percurso, que carregarão automaticamente os veículos elétricos, e permitirá a condução autônoma, em uma tentativa de descongestionar o tráfego de outra estrada paralela, informou nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, o jornal oficial Global Times.

Na pista os automóveis não terão que parar para pagar os pedágios, o valor vai ser pago de forma automática por meio de um chip instalado neles.

Com esse projeto, as autoridades querem estimular o desenvolvimento dos veículos elétricos na China, o maior mercado mundial do automóvel, que planeja proibir, em um futuro não determinado, a produção e venda de veículos impulsionados com combustíveis fósseis.

Algumas das principais estradas, inclusive a que une as duas cidades mais importantes do país, Pequim e Xangai, já contam com milhares de pontos de recarga para veículos elétricos.

Fonte Engenharia E