Primeiro trem elétrico solar é inaugurado na Austrália

Um trem abandonado em Byron Bay, cidade no estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, ganhou uma restauração de fazer inveja. Com aspecto vintage, o veículo agora possui painéis solares curvos flexíveis que suprem toda sua demanda energética.

Quando a empresa afirma que o trem será operado com a energia do sol parece difícil acreditar, mas todos os sistemas do trem, incluindo o poder de tração, a iluminação, os circuitos de controle e os compressores de ar serão alimentados por energia solar. Ainda assim, o veículo preservou um motor original à diesel originais para casos de emergência, como falha no sistema de acionamento elétrico.

O trem solar possui uma matriz de 6,5kW composta de painéis solares flexíveis nos telhados das carruagens, que podem levar até 100 passageiros por vez. A matriz solar do telhado irá alimentar a bateria de 77kWh e a tecnologia chamada de frenagem regenerativa permitirá ao comboio recuperar cerca de 25% da energia usada cada vez que os freios são usados.

Instalado na região mais oriental da Austrália, o trem foi construído em 1949, mas estava esquecido. Agora três quilômetros de linha ferroviária foram recuperados, além de uma ponte. Foi instalado também um sistema de armazenamento de bateria e uma estação de carregamento. Todos esses sistemas combinados, garantirão que o sistema funcione plenamente usando apenas energia renovável.

O trem foi inaugurado oficialmente no último sábado (16) e, em fase de testes, tem ainda horários limitados. A previsão é que já em janeiro de 2018 o sistema passe a funcionar normalmente. Segundo a empresa que desenvolveu o projeto, a Byron Bay Railroad, todo o processo foi realizado sem ajuda do governo em qualquer nível.