Davos 2018: Narendra Modi apela ao esforço global para “eliminar as falhas”

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi evitou as questões domésticas em seu discurso principal em Davos , em vez disso, emitir um apelo aos líderes globais para que “eliminem fendas” que representem riscos sociais e até riscos nucleares.

Citando “ameaças à civilização global”, como ele fez o discurso inaugural no Fórum Econômico Mundial, o Sr. Modi disse que os avanços científicos e tecnológicos são “criar falhas que podem causar uma ferida muito dolorosa. . . A mudança rápida das forças tecnológicas e as forças destrutivas tornaram os nossos desafios anteriores ainda mais sérios “.

Os líderes globais devem mostrar solidariedade frente a desafios como a mudança climática, disse ele.

Como nos mudamos de um consumo muito frugal. . . ao consumo baseado na ganância? Nosso comportamento tem se deteriorado, estamos apenas focando nossa própria felicidade. Temos de nos perguntar: isso tem sido um desenvolvimento ou tem sido nossa queda?

O Sr. Modi também tirou um golpe nas “forças do protecionismo” que ele disse que estão tentando reverter a globalização, com barreiras crescentes e não tarifárias em todo o mundo.

“A solução para esta situação preocupante contra a globalização não é o isolamento. Sua solução é entender e aceitar a mudança “, disse ele.

Voltando-se a uma audiência nacional, ele disse que a Índia acolheu a reforma deliberadamente radical que vem instituindo em áreas tão diversas quanto os direitos das meninas, contas bancárias e subsídios.

“Não nos referimos a pequenas mudanças em nossas políticas econômicas e sociais. Nós somos sobre mudanças radicais “, disse ele. Além disso, “estamos removendo burocracia e colocando o tapete vermelho” em uma tentativa de níveis mais altos de investimento interno, disse ele.

O Sr. Modi, o primeiro primeiro-ministro indiano a participar do WEF em mais de 20 anos, também promoveu yoga como uma forma de se conectar com o meio ambiente e curar os problemas sociais.

“Se você quer bem-estar junto com a riqueza, você deve vir para a Índia. Se você está buscando a paz junto com a prosperidade, você deve vir para a Índia. Você sempre será bem-vindo “, disse ele.

O Sr. Modi é o primeiro de uma série de líderes mundiais, incluindo o Justin Trudeau do Canadá e a alemã Angela Merkel, cuja posição colaborativa provavelmente formará um forte contraste com a do presidente dos EUA, Donald Trump, que está programado para falar no último dia.

Autor: Financial Times