Livro – Tecnologia no Brasil: uma história, múltiplas faces

Como investimento em cultura, história e educação, a CNH Industrial patrocina uma série de livros que aborda a evolução da economia brasileira em detalhes: seus ciclos, moedas e os principais fatos que nortearam a sua trajetória.

O primeiro livro, lançado em 2010, aborda os ciclos do pau-brasil, cana-de-açúcar e ouro. Em 2011, foi lançada a edição sobre o ciclo do café e, em 2012, o exemplar com o ciclo da borracha. Em 2013, o livro com o título “O Brasil do Pós-Guerra”, narra o período da Industrialização e nacionalismo dos anos 50-60 no embalo da Bossa Nova e do Tropicalismo. Em 2014, a edição contempla o milagre econômico, a recessão nos anos 70/80 sob décadas de chumbo, a contestação, o rock e a chegada dos anos 90, com a estabilização da economia com o Plano Real.

A obra de 2015 retrata o perfil das personalidades que ajudaram a construir a história da economia do Brasil, ressaltando a influência desses profissionais na sociedade.

Com o encerramento da série Ciclos da Economia, em 2017, foi lançado o livro Tecnologia no Brasil: uma história, múltiplas faces, que mostra os diferentes cenários dessa evolução e o seu impacto em diversos aspectos e segmentos, como sociedade, infraestrutura, alimentos, sustentabilidade e Meio Ambiente. O avanço da tecnologia está relacionado ao desenvolvimento de um país, às transformações na sociedade, condicionando hábitos e relações, e influenciando práticas culturais. Recontar a trajetória dos avanços tecnológicos é entender melhor o Brasil, sua história e cultura.

Autor: Prêmio CNH