China construiu o “maior purificador de ar do mundo” – e está funcionando

O que foi chamado de ”o maior purificador de ar do mundo” por seus idealizadores agora está funcionando na cidade chinesa de Xian, na província de Shaanxi. A torre de 100 metros de altura já melhorou a qualidade do ar local, disse o cientista Cao Junji ao South China Morning Post, acrescentando que poderia ser uma ferramenta valiosa na luta do país contra a poluição do ar urbano. Estufas do tamanho da metade de um campo de futebol cercam a base da torre, na qual o ar poluído é puxado. A poluição atmosférica é aquecida na estufa pela energia solar, depois elava-se pela torre, passando por várias camadas de filtros de limpeza.

Como a Xian depende em grande parte do carvão para aquecimento, a poluição atmosférica pode tornar-se excepcionalmente espessa e prejudicial durante os meses frios. Apesar do menor nível de energia solar disponível durante o inverno, um revestimento especial nas estufas da torre permite absorver o que está disponível de forma mais eficiente e continuar puxando a poluição atmosférica durante todo o ano. Para determinar o impacto da torre na qualidade do ar local, Cao e sua equipe ergueram mais de uma dúzia de estações de monitoramento. A equipe descobriu que a redução média em PM2.5, que são partículas mais nocivas em poluição atmosférica, era de 15% durante períodos de poluição intensa.

Cao enfatiza que os resultados são apenas iniciais, enquanto outros detalhes serão divulgados em breve. Uma avaliação científica abrangente da eficácia da torre também está disponível. No entanto, o que se sabe é promissor.

Embora tenha havido outras torres semelhantes de remoção de poluição atmosférica, muitas das quais foram alimentadas por eletricidade a carvão, a torre Xian é única em suas necessidades de eletricidade muito limitadas.

“Apenas requer qualquer entrada de energia ao longo do horário de verão. A ideia funcionou muito bem na corrida de testes”, disse Cao. Enquanto os locais ficaram maravilhados com o tamanho da torre, é, de fato, uma versão em miniatura das torres de remoção de poluição que Cao e sua equipe esperam instalar em todas as cidades densas e maciças da China.

A versão em tamanho real pode atingir até 500 metros enquanto as estufas poderiam cobrir quase 30 quilômetros quadrados.

Autor: EngenhariaE