BMW apresenta conceito de moto que não cai nunca

A nova moto conceito da BMW, a Motorrad Vision Next 100, é um pequeno aperitivo do futuro do transporte em duas rodas. Ela foi projetada para prever o que nos aguarda, de modo que usa e abusa de tecnologias de ponta para tornar a condução ainda mais segura e interessante.

O conceito apresenta um elemento giroscópico que garante que ela nunca caia, possibilitando aos pilotos não precisarem usar capacetes, por exemplo. A BMW diz que esta característica de auto-balanceamento facilitará a condução para iniciantes, mas também dará aos motociclistas mais experientes a confiança para forçar a moto ainda mais.

Crédito: BMW

Viseira virtual

A BMW encontrou uma maneira de implementar seu novo conceito de motocicleta trazendo uma série de novidades, incluindo uma viseira digital. Ela exibe todas as informações que você precisa a respeito da sua viagem, o que parece ser uma solução muito prática para quem dirige uma moto. A BMW diz que o visor será controlado pelos movimentos dos olhos do motoqueiro e exibirá a quantidade de conteúdo conforme suas preferências.

“Um ponto-chave com a BMW Motorrad Vision Next 100 foi garantir que a presença digital constante não prejudicasse a experiência”, explica Holger Hampf, chefe de experiência do usuário no BMW Group.

“O visor e o conceito operacional funcionam tão sutilmente que o piloto pode desfrutar de uma experiência de motocicleta totalmente natural, confiar completamente e sentir uma liberdade sem igual. Como designers de interface, nosso trabalho é entregar a quantidade certa de informações no melhor momento e local possível”, completou Hampf.

Assistente Virtual

A viseira incluirá outros recursos, como um assistente virtual, funcionando no melhor estilo da Siri ou da Cortana. Isso dará aos pilotos a chance de diminuir o número de acidente devido às distrações. Um dos modos da viseira também funciona como um espelho retrovisor, tornando a condução mais segura e recheada de informações.

Embora o conceito ainda possua vários aspectos caros e complicados de serem implementados em série nos próximos anos, a concepção mostra tecnologias interessantes que deveremos ver em um futuro a médio prazo.

Autor: Blog da Engenharia