Estudantes de engenharia de petróleo vencem disputa mundial

Uma equipe de estudantes de Engenharia de Petróleo da Universidade Católica de Santos (UniSantos) ganhou a competição PetroBowl, o evento é internacional e nele são feitas perguntas sobre aspectos técnicos, históricos e econômicos da indústria petrolífera.

Realizado na última segunda-feira (9), em San Antonio (Estados Unidos), o evento é organizado pela Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (SPE) e reuniu as universidades vinculadas à essa instituição.

A equipe brasileira é formada por quatro integrantes: Guilherme Nunes Lopes, Leonardo Fonseca Reginato, Luiz Felipe Bernardes de Sá e Bárbara Gonçalves Daud Meneguesso, sendo esta última a capitã.
Em maio, após disputar a seletiva regional em Buenos Aires (Argentina), a equipe da UniSantos se destacou entre os 17 concorrentes de sete países diferentes e foi uma das cinco classificadas para a disputa mundial.

Um dos maiores desafios da equipe foi encarar o grupo da Universidade de Louisiana em Lafayette, vice-campeão do ano passado.

“Ficamos nervosos no primeiro desafio. É uma pressão grande, porque estamos carregando também o nome da universidade e do nosso país, mas vencemos”, afirmou Bárbara.

Em seguida, a equipe derrotou a Universidade Nacional de Engenharia de Lima (Peru). Nas quartas de final, a equipe foi superada pela Universidade de Oklahoma (Estados Unidos).

No ano passado, Bárbara, Lopes e Reginato já mostraram que estavam preparados para a disputa. Afinal, eles conquistaram a classificação para o PetroBowl. No entanto, o grupo não conseguiu patrocínios para bancar a viagem e participar da competição, em Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Segundo Bárbara, o bom resultado é fruto de uma boa preparação. “Essa experiência foi essencial para todos nós e nos fez crescer como profissionais. O grande desempenho na competição sempre chama a atenção dos diretores e representantes das mais de 200 empresas que participam do evento”, explica.

Autor: Engenharia é